Prefeitura de Camocim encerra na Torta projeto que levou a magia do Natal para crianças da zona rural

WhatsApp Image 2021-12-10 at 10.01.28

Na tarde desta quinta-feira (09/dez), a Prefeita de Camocim, Betinha Magalhães, encerrou na comunidade da Torta o projeto Natal Regional. Ao todo, quase 3 mil crianças da zona rural das comunidades de Pereiros, Tapuiú, Tucuns, Torta e arredores foram beneficiadas pelo Projeto, que levou brincadeiras como pula-pula, escorregador, piscina de bolas, além de lanches e da presença do Papai Noel. A gestora esteve acompanhada do Deputado Estadual Sérgio Aguiar, da Ouvidora do Município, Monica Aguiar, dos vereadores Lúcia Melo, César Véras, Kleber Veras, Naldo Araújo e Mastro Araújo, secretários municipais e população em geral.

A Prefeita Betinha explica que as comunidades foram escolhidas por representarem 4 regiões da zona rural de Camocim, de modo a descentralizar a Ação Social do Município e beneficiar o maior número de famílias. “Este lindo projeto começou quando fomos planejar a chegada do Papai Noel em Camocim [dia 18 de dezembro, em frente à Prefeitura]. Ali eu vi que era pouco, tínhamos que levar o Papai Noel e a magia do Natal também para as crianças da zona rural. E ao ver o brilho no olhar de cada uma dessas crianças, vemos que a missão valeu a pena”, emociona-se a prefeita.

O Deputado Sérgio Aguiar parabenizou o projeto da prefeita, explicando que o bonito trabalho é fruto da continuação de uma gestão unida e preocupada com todos os camocinenses. Desejando votos de Feliz Natal e um próspero Ano Novo, relembrou o ano difícil que tivemos e fez um pedido. “Peço a Deus que abra as portas para nossos irmãos que nos deixaram [para a Covid-19], em especial para o senhor José Serafim, um grande amigo que perdemos aqui da comunidade. Por isso deixo um conselho: vacinem-se! Não vamos deixar que essa doença cause mais transtornos.”

A Ouvidora e ex-Prefeita de Camocim, Monica Aguiar, elogiou a atual gestora pelo lindo projeto. “Estamos finalizando um ano muito difícil, mas podemos nos orgulhar de termos uma prefeita que sabe cuidar bem da nossa população. Betinha, eu estou muito feliz em participar de sua equipe. Encontrar aqui essas famílias, vê-las se divertindo com seus filhos é muito gratificante, mostra que estamos no caminho certo!”

O senhor Didi, que tem uma barraca na região, veio conhecer o projeto e parabenizou a Prefeita. “Porque isso aqui nunca existiu, é inédito para as crianças. Principalmente o Papai Noel, esses meninos nunca viram pessoalmente. Elas nunca vão esquecer.” José Benedito Filho mora no Buriti e conta que o Natal Regional fez muitas famílias felizes, não só em sua comunidade, mas em toda região. “O pessoal tá falando que tá tudo muito bonito, tem muita gente, tá muito animado.”

A professora Raimunda de Sousa Monteiro, diretora da escola Gregório Pedro Alexandrino, em Tatajuba, conta que era grande a expectativa não só das crianças, mas das famílias. “Vieram pais, tios acompanhando. Como é a primeira vez que acontece, eu nem sabia que tinha tantos brinquedos, e nem as crianças, então foi uma grande surpresa.” Antônia Ozileide Marques da Costa, professora na escola Manoel Marques de Almeida, na comunidade Vila Nova, conta que as crianças estavam ansiosas para saber o que ia ter no Natal Regional. “Eles chegaram aqui e ficaram muito impressionados porque tem brincadeiras, lanches e até distribuição de brinquedos”, elogia.

Gleicia Maria Gomes da Costa, professora na escola Antônio Teixeira de França, no Lago Grande, conta que seus alunos vieram para conhecer o Papai Noel pela primeira vez. “Essa é uma iniciativa inovadora, acabei de parabenizá-la [Betinha] por ela ter pensado nas comunidades. Estou adorando ela dar visão e espaço pros nossos alunos do interior, que são tão carentes.” Antônia Carmita é professora na escola Francisco Benedito dos Santos, em Buriti, e veio com os alunos prestigiar o Natal. “É uma honra a gente participar desse evento que a Prefeita Betinha nos presenteou. É como se fosse uma aula de campo, nunca teve um evento assim na comunidade.”

barrinha
Praia da Barrinha

Farol

Praia do Farol do Trapiá

Conta com uma larga faixa de areia dourada. Sua grande referência é o farol de sinalização da Marinha do Brasil. É um ponto de apreciação do pôr do sol. Praia tranquila, de fácil acesso e boa para banho e prática do kite surf. Conta com estrutura de barracas e restaurante.