Camocim, Ceará, Brasil.

CAMOCIM

Camocim é uma cidade do estado do Ceará, Brasil.
Localiza-se na microrregião do Litoral de Camocim e Acaraú, mesorregião do Noroeste Camocinense. Com uma área de 1.125 km², sua população foi estimada em 63.997 habitantes, conforme dados do IBGE de 2020. É a terra do aviador Pinto Martins.

Pontos Turísticos

Praia do Guriú
Praia do Guriú

Tem alguma pergunta?

Temos uma equipe especializada para tirar suas dúvidas, entre em contato da forma que achar mais fácil, e-mail, telefone ou pelo canal de ouvidoria.

Teremos grande prazer em tirar suas dúvidas. Aguardamos seu contato.

A área na qual Camocim localiza-se é um território de uma rica história de intercâmbio e conflitos entre povos. Os primeiros habitantes foram os indígenas de várias etnias, tais como os Tremembés, Tabajaras, Juremas, Jenipaboaçus e Cambidas.

Os portugueses chegaram a partir da segunda metade do Século XVI, com diversos intuitos: um reconhecimento completo da região a partir de Tutóia no Maranhão aos limites finais entre Ceará e Rio Grande do Norte (a barra do rio Camocim, por exemplo, foi cartografada com o nome de Rio da Cruz); Como base de apoio para a ocupação do litoral, bem como base de apoio para confrontos militares com os franceses que ocupavam o Maranhão. Deste momento histórico existem várias cartas topográficas datadas dos séculos XVII. Por exemplo: em 1604, Pero Coelho de Souza passou nestas bandas com rumo a Ibiapaba e as batalhas no Maranhão.

Depois da segunda metade do século XVII, surge o projeto de construir o Forte em Camocim com a intenção de proteção dos ataques dos índios e dos piratas, porém este projeto não foi adiante. A Barra do Camocim como núcleo urbano vai consolidar-se com a transferência da Missão de Tabainha. Um empreendimento do padre Ascenço Gago, com o intuito de catequizar os Tremembés e outras etnias.

A partir de 1792, chegam a Barra do Camocim, famílias oriundas de Tutoia, as quais implementaram a agricultura e pecuária na região. Em 1868, foi criado o distrito policial e desta forma Camocim consolida-se como núcleo urbano.
E o que vai definitivamente consolidar Camocim como centro urbano e econômico é a construção da Estrada de Ferro de Sobral-Camocim a partir de 1879.

Granja, Cruz, Bela Cruz, Jijoca, Barroquinha e Oceano Atlântico.

355 km de FORTALEZA/CE
90 km da vila de JERICOACOARA
92 km do Aeroporto de JERICOACOARA
400 km de TERESINA/PI
127 km de PARNAÍBA/PI
311 km de LENÇÓIS MARANHENSES/MA

Cangalhas

Situada no litoral oeste de Camocim esse atrativo turístico fica no meio das dunas, com um cenário característico da região. Água doce, sol, barracas com comidas típicas da região, proporcionando ao visitante experiências de como se divertir com a expectativa de contemplar a natureza quase intocável. Seu acesso é feito com veículos 4×4 ou bugres.