Prefeitura renova parceria com Inter de Milão: Camocim é uma das três cidades no Brasil a receber projeto do time italiano

WhatsApp Image 2021-12-06 at 19.24.36
Prefeitura renova parceria com Inter de Milão: Camocim é uma das três cidades no Brasil a receber projeto do time italiano

A Prefeita de Camocim, Betinha Magalhães, esteve na manhã desta segunda-feira (06/12) no prédio da Antiga Estação Ferroviária, sede da Secretaria de Educação do Município, entregando os novos uniformes do projeto Inter Campus de Camocim. A parceria entre a Prefeitura Municipal e o prestigiado clube de futebol italiano, Inter de Milão, teve início na gestão da ex-prefeita de Camocim, Monica Aguiar, e acaba de ser renovada por mais 5 anos. O Inter Campus é um projeto presente em 86 países e, no Brasil, apenas 3 cidades estão sendo contempladas: Rio de Janeiro, Recife e Camocim.

Em Camocim, o projeto atende a 85 jovens da rede municipal de ensino. Os que estudam pela manhã frequentam os treinos pela tarde, e os alunos vespertinos jogam pela manhã. Dácio da Silva, que cursa o 8º ano na Escola Alba Maria de Araujo Lima Aguiar, explica que é necessário manter um bom nível de notas para se manter no projeto. “Os treinos são bem legais. A média [para permanecer lá] é 8, 9, 10”, conta.

Betinha Magalhães explica que a manutenção deste Projeto Social em Camocim é uma grande vitória para a comunidade. “A renovação dessa importante parceria, que só existe em três cidades brasileiras, significa a confiança do clube italiano na gestão municipal de Camocim”, enfatiza a gestora. Para o vice-prefeito, Dr. Ismael Pinheiro, esse projeto acaba por reforçar a importância estratégica do esporte para os jovens. “Essa iniciativa do time italiano, de apoiar o esporte em um país de terceiro mundo, nos dá exemplo da importância de tirar esses garotos da ociosidade, formando não apenas bons atletas, mas também melhores seres humanos”, analisa.

“Quem começou essa parceria foi meu antigo sócio, Luciano Gioberti, infelizmente falecido, que era amigo do dono do clube italiano”, relembra Omar Nigro, empresário da Costa Incorporadora, parceira local do Projeto. “Duas vezes por ano os treinadores, fiscais do Projeto da Inter vêm trazendo equipamentos e acompanhar o trabalho sendo feito. Estamos falando de um dos 4 maiores times do mundo, é um prestígio para Camocim. E sem a parceria com a Prefeitura Municipal, esse projeto não teria como acontecer”, frisa Omar.

“O Projeto tem mais de 5 anos. A Prefeitura dá todo apoio como transporte, alimentação, espaço”, explica o Secretário de Esportes Jean Bento. “São 3 monitores treinados especificamente para o projeto, que foca mais no futsal. A gente faz prática esportiva e aula teórica, em média 3 dias da semana. O Inter paga a reciclagem dos instrutores, leva pra fora, outros estados”, detalha.

A Secretária de Educação, Marciana Almeida, valoriza a oportunidade que chega a esses 85 jovens. “Essa é uma parceria de suma importância porque dá oportunidade a crianças carentes, uma visão de futuro. É uma oportunidade de mudança de vida, e a Prefeitura está de parabéns por conseguir a renovação do projeto.”

Os vereadores dona Lúcia Melo e Emanoel Vieira, incentivadores do Projeto, também marcaram presença.

Conheça Também

Praia do Guriú
Praia do Guriú

Tem alguma pergunta?

Temos uma equipe especializada para tirar suas dúvidas, entre em contato da forma que achar mais fácil, e-mail, telefone ou pelo canal de ouvidoria.

Barrinha

Praia da Barrinha

Como o próprio nome diz “Barrinha” vem de uma formação avermelhada de barreiras oriundas do sangradouro do lago das Cangalhas que desemboca na praia. Suas areias brancas e vermelhas e um imenso coqueiral formam um visual todo especial. Fica a 21 km de Camocim e seu acesso deve ser feito de 4×4 ou bugre.