Prefeitura promove mais qualidade de vida aos camocinenses através de ações da SEPARHMA

agri

A Prefeitura de Camocim, em 2017, através da Secretaria da Pesca, Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente (SEPARHMA) executou ações voltadas para a população sobre a conscientização ambiental, além de projetos, reconhecendo e fortalecendo o pescador e o agricultor, assim como,  a consolidação de investimentos por meio de parcerias com o Governo do Estado do Ceará e Governo Federal, para a perfuração de mais de 20 poços profundos, ampliando o abastecimento de água, beneficiando cerca de 700 famílias.

Um ano de ações

Dentre as ações realizadas em 2017, a Administração Municipal levou à população, mais precisamente aos pescadores, o fornecimento de gelo britado, por meio da aquisição de um triturador, paralelamente à produção de gelo em barra, vendido com um preço subsidiado a R$ 2,50, oferecendo mais qualidade nos serviços prestados para a comunidade e sendo ofertado, através da Fábrica de Gelo Municipal (CEDAP). Além de  acompanhar a entrega de Dispositivos Satelitais (GPS mensageiro) para os donos de botes bastardos, atendendo o Plano de Compensação da Atividade Pesqueira (PCAP), com a empresa Charlot Oil & Gas.

Na agricultura, a prefeitura fortaleceu a promoção das reuniões mensais do Conselho Municipal do Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), além do apoio e realização de Feiras da Agricultura Familiar, que aconteceram na sede e zona rural de Camocim. Prosseguiu também com a execução do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), em parceria com o Governo do Ceará, que cumpre seu papel em promover o acesso a alimentação e incentiva o trabalho das famílias do campo.

A Semana do Meio Ambiente levou aos jovens e adultos uma socialização mais expansiva sobre a preservação do meio ambiente e seus ecossistemas. E, com isso, projetos como o cinema ambiental, realizado na zona rural da cidade, doação de material reciclável para a Associação dos Catadores de Camocim, a plantação de mudas nas escolas municipais e no entorno do Terminal Rodoviário José Maria Veras, assim como as apresentações do Sarau Ecológico e a reativação do Conselho Municipal do Meio Ambiente (COMMA), movimentaram a cena ecológica camocinense.

“Muitas  ações foram executadas em 2017. Mas tivemos o cuidado especial em promover a conscientização na preservação do Meio Ambiente, com palestras, oficinas, apresentações teatrais e muitos outros trabalhos que foram desenvolvidos. Na área dos Recursos Hídricos,  procuramos também parcerias, trazendo para o nosso município, a perfuração de mais poços profundos e implantação de novos Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água, não deixando de mencionar o apoio aos nossos pescadores e agricultores, estes que são os nossos guerreiros, tanto no mar quanto no campo”, avaliou a  Prefeita Monica Aguiar, acrescentando que mais projetos serão promovidos e ampliados em Camocim.

Estuário do Rio Coreaí
Estuário do Rio Coreaú

Barrinha

Praia da Barrinha

Como o próprio nome diz “Barrinha” vem de uma formação avermelhada de barreiras oriundas do sangradouro do lago das Cangalhas que desemboca na praia. Suas areias brancas e vermelhas e um imenso coqueiral formam um visual todo especial. Fica a 21 km de Camocim e seu acesso deve ser feito de 4×4 ou bugre.