Ações em 2017 levam mais saúde para Camocim

SAUDE - RETRO 2017 I
Ações em 2017 levam mais saúde para Camocim

Em 2017, a saúde pública de Camocim, ampliou o acesso aos atendimentos médicos, melhorando ainda o funcionamento dentro e fora das unidades básicas de saúde. Levando aos usuários, um tratamento mais humanizado e informatizado, de acordo com os padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Com a aquisição de equipamentos, como macas, cadeiras odontológicas, eletrocardiógrafos, otoscópio, oftalmoscópio, e outros aparelhos, assim como, a obtenção de 07 novas ambulâncias, sendo 02 semi UTI móvel, e, finalizando o ano, com 68.642 atendimentos médicos e de enfermagem, e 10.413 atendimentos em saúde bucal, a Prefeitura de Camocim, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, levou aos camocinenses, uma ampliação na cobertura de saúde do município, gerando ações positivas quanto ao tratamento desenvolvido àqueles que necessitam de atendimento aperfeiçoado e qualificado.

As ações de 2017

Camocim sediou várias campanhas de saúde pública, entre elas, a Semana da Saúde na Escola, incentivando crianças e adolescentes, no trabalho voluntário e coletivo no controles de doenças como, a Dengue, Zica e Chikungunha. Foi realizada a I Conferência Municipal de Saúde das Mulheres de Camocim, chamando atenção da sociedade, aos direitos da classe feminina em cuidar da saúde da mulher como algo de interesse público.

A gestão municipal, ainda em seu plano de ações, priorizou outras campanhas, tais como, a doação de sangue, em parceria com o Hemoce, o Dia D de vacinação contra a Gripe, o Dia D de prevenção da AIDS e também, o dia D contra a Raiva em cães e gatos. Além das campanhas, Setembro Amarelo, contra o suicídio, Outubro Rosa, que teve início com o Projeto Amigo do Peito, onde mulheres tiveram acesso a exames gratuitos de mamografia digital para o diagnóstico precoce do câncer de mama. Também foi realizado o Novembro Azul, que conscientizou homens e também mulheres e  familiares na importância da prevenção do Câncer de próstata.

O Projeto Três Faces, cujo objetivo é promover a  prevenção do câncer de boca, do colo do útero e avaliação nutricional, sustentou a melhoria da atenção à saúde e consequentemente a qualidade de vida dos camocineneses na sede e zona rural. Os Agentes Comunitários de Saúde  também tiveram o reconhecimento profissional, recebendo das mãos da Prefeita Monica Aguiar, 110 tablet’s para facilitar os processos de registros dos pacientes, que também recebem atendimento em suas casas.

“Executamos vários programas e projetos, dentro do planejamento da saúde pública do nosso município em 2017. E, pra nossa alegria, obtivemos resultados importantes diante dos requisitos determinados pelo Ministério da Saúde”, afirmou a prefeita Monica Aguiar.

ilha-do-amor-min
Ilha do Amor

Barrinha

Praia da Barrinha

Como o próprio nome diz “Barrinha” vem de uma formação avermelhada de barreiras oriundas do sangradouro do lago das Cangalhas que desemboca na praia. Suas areias brancas e vermelhas e um imenso coqueiral formam um visual todo especial. Fica a 21 km de Camocim e seu acesso deve ser feito de 4×4 ou bugre.