Prefeitura fortalece parceria com trabalhadores rurais de Camocim

ALIMENTO IV
Prefeitura fortalece parceria com trabalhadores rurais de Camocim

A Prefeitura de Camocim recebeu dos agricultores rurais cadastrados no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) produtos naturais, procedentes do trabalho familiar rural desenvolvido no município.

A obtenção dos alimentos promove o incentivo à diversificação da atividade rural e o combate ao uso de defensivos agrícolas, estimulando assim, a produção orgânica. Com o objetivo maior em propiciar a alimentação dos alunos da rede municipal de ensino, durante a merenda escolar, assim como, aos participantes dos programas sociais da Administração Pública do Município. Além de contribuir também na geração de emprego e renda para o pequeno produtor, contribuindo assim, na economia familiar.

Agricultura Familiar em Camocim

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) tem melhorado a vida de diversos produtores rurais por meio da compra desses alimentos que fomentam a agricultura familiar da cidade. O programa é um convênio entre a Prefeitura de Camocim através da Secretaria da Pesca, Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente em parceria com o Governo do Estado do Ceará e o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário do Governo Federal (MDSA).

“A compra da produção é uma forma de incentivar a agricultura familiar do município. Além disso, ainda beneficia os estudantes e aquelas pessoas que são cadastradas nos programas sociais da gestão. O PAA cumpre assim seu papel de promover o acesso à alimentação e incentivar o trabalho daquela família que depende do trabalho rural” explicou Jonnes Costa, titular da SEPARHMA, acrescentando que o Poder Executivo Municipal, executa ações com a intenção em dar as melhores condições de trabalho para o agricultor.

Para a Coordenadora Municipal do PAA, Luzia Pereira, o programa garante o fortalecimento da agricultura familiar, pois ajuda os agricultores a não perderam a sua essência. “Nós da coordenação municipal do PAA de Camocim fazemos de tudo para que o agricultor se sinta bem. Com realização de cursos e capacitações, fazendo com isso,  além de um programa ,uma grande família”, destacou a coordenadora.

PAA Alimentos

O Programa de Aquisição de Alimentos é realizado com parceria entre o Governo do Estado e o Governo Federal que visa desenvolver  a agricultura familiar no Ceará através da compra direta local da produção dos agricultores cearenses enquadrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF). Todos os produtos adquiridos pelo projeto são doados para entidades socioassistenciais previamente cadastradas.

Ao todo são 117 municípios com R$ 17 milhões para investimento. Atualmente já estão sendo executados R$ 3.600.000,00.

Para participar o agricultor deve se cadastrar em uma Unidade Executora do programa (Central de recebimento e distribuição do PAA, escritório da Ematerce ou secretaria de agricultura municipal), apresentando cópia da identidade, CPF e declaração de aptidão ao Pronaf – DAP.

Píer
Píer (flutuante)

Remédios

Barra dos Remédios

É uma das mais belas praias desertas do litoral cearense. As águas do rio encontram o mar proporcionando um espetáculo sem igual, convidando para um banho inesquecível. E para deixar o cenário ainda mais paradisíaco, dunas brancas se espalham em contraste com as águas. Escolhida como uma das 5 praias desertas mais bonitas do mundo.