Prefeita Betinha e Deputado Sérgio Aguiar premiam vencedores da XXI Regata do Guriú

WhatsApp Image 2021-12-20 at 11.03.23

Na tarde deste domingo (19/dez) a Prefeita de Camocim, Betinha Magalhães, o Deputado Estadual Sérgio Aguiar, a Ouvidora e ex-prefeita de Camocim, Monica Aguiar, vereadores, secretários, líderes comunitários e moradores de toda região participaram da XXI Regata de Canoas do Guriú. O evento é uma realização da Associação dos Moradores do Guriú, Associação Dos Armadores e Pescadores de Guriú (Aapegu) e Projeto Guriú Verde.

A canoa Azulina, patrocinada pela Lcell e Inet, venceu a competição deste ano; a canoa Ana Íris, do Sábado da Sorte, ficou em segundo lugar; a embarcação Dorismar Rio, do Canal da Sorte, terminou em terceiro.

“Vocês são guerreiros do mar! Deram um show de perícia e tradição. Felicito a organização do evento, o município de Camocim está à disposição para seguirmos a parceria”, parabenizou a Prefeita Betinha. “É um prazer renovado estarmos aqui mais um ano prestigiando a Regata do Guriú. Camocim está de parabéns, as estradas estão bem cuidadas. Que sejamos felizes nesse 2022 e que a pandemia vá embora!”, desejou a todos o deputado Sérgio Aguiar.

O Primeiro-Sargento Josimar, que integrou a equipe da Agência da Capitania dos Portos de Camocim presente no local, explica que o apoio da Marinha Brasileira àquela regata, e a outras que ocorrem em Camocim e região, se concentra na segurança dos navegadores. “Fiscalizamos para que todos os competidores das canoas sejam habilitados e que essas embarcações estejam com segurança, portando colete, que eles saibam lançar uma bóia. Por que eles são as estrelas do evento e nós estamos aqui para garantir que tudo ocorra na tranquilidade”, felicitou o oficial.

O senhor Fernando Antônio Barros da Silva, presidente da Associação dos Moradores do Guriú, conta que a Regata foi um momento de muita felicidade, após dois anos sem ser realizada por conta da pandemia. “Essa é a 21º regata, devia ser a 23º. Esse é um dos principais eventos aqui no Guriú e é sempre muito pedido, tanto pelos pescadores, que é uma cultura nossa, como pelo povo que vem pela festa, é um clima muito legal.”

Valdivaldo Matias do Nascimento, representante do projeto Guriú Verde, convidado para ajudar na realização da XXI Regata do Guriú, explica que a parceria com a Prefeitura foi fundamental para que o evento ocorresse. “A gente foi pedir que eles dessem a premiação e assim aconteceu. Por isso a gente agradece à Prefeita Betinha, ao Deputado Sérgio, que contribuíram para que o evento acontecesse.”

caraubas
Praia das Caraúbas

Xavier

Praia do Xavier

Pequeno vilarejo de pescadores que proporcionam aos visitantes uma experiência única de cata de mariscos. Na comunidade são confeccionados artesanatos com escamas de Camurupim e conchas marinhas. Está localizada ao lado do Parque Eólico da Praia Formosa.