- Camocim, Ceará, Brasil.
Na tarde desta quinta-feira (16/dez) a Secretária de Educação de Camocim, Marciana Almeida, recepcionou no prédio histórico da antiga Estação Ferroviária, sede da Secretaria, a cerimônia de Conclusão de Curso 2021.2 do Polo UAB Camocim – Universidade Aberta do Brasil. A instituição integra universidades públicas e oferece, por meio de Educação à Distância (EaD), ensino superior à população com dificuldade de acesso à Universidade.
“É uma satisfação estar aqui hoje recebendo, em nome da Prefeita Betinha, mais 2 turmas formadas pela UAB Camocim. Este é um momento rico para cada um de vocês, que venceu os obstáculos e concluiu essa etapa da vida”, parabenizou Marciana Almeida, citando em especial os professores que já integram os quadros da Secretaria de Educação. “É um ganho para a cidade, vocês irão agora devolver à sociedade o que aprenderam.”
Ronielly Fernandes Alves concluiu a Licenciatura em Matemática e conta que sua turma teve início em 2017. “A gente viveu os dois momentos, presencial e virtual. O final foi todo remoto, mas [o curso] não perdeu a qualidade. O IFCE, junto com a UAB foram excepcionais. Estão formando 20 professores na área da matemática para Camocim e cidades próximas, Martinópole, Granja, Uruoca…”
Williams Nascimento Carvalho começou o curso de Hotelaria no segundo semestre de 2017 e conta que, quando veio a pandemia, tudo ficou mais difícil. “Mas graças a Deus deu tudo certo, a gente terminou no virtual, agora estamos aqui pra receber [o diploma]. Sempre procurei fazer alguma coisa [de estudos] aqui na cidade, e veio esse curso muito bom na área de hotelaria, foi perfeito poder estar em casa, estudar, se formar com o apoio da família.”
A Coordenadora do Polo, Josina Araújo, agradeceu a Deus pelo momento e aos formandos pela escolha da UAB Camocim para conclusão do Ensino Superior. “Vocês estão de parabéns, são uns guerreiros. Essa conquista vem também da parceria com a Secretaria de Educação, vem do empenho dos tutores”, valorizou a coordenadora.
Durante a cerimônia houve uma homenagem póstuma ao aluno Antonio Carlos Domingos da Silva, o Carlinhos, que chegou até o fim do curso mas teve a vida interrompida antes de receber o diploma. Sua mãe, dona Maria Rosa Domingos da Silva, recebeu da turma uma placa com a foto de seu filho vestido na beca, comovendo a todos os presentes.
Fica a margem do Rio Guriú, transponível por balsa e canoa. Neste local o turista realiza o famoso passeio para observação do cavalo marinho e conhece a Trilha do Mangue do Guriú, local famoso já nacionalmente por sua paisagem exuberante com raízes secas de mangue adornadas com balanços típicos do local, onde os visitantes produzem fotos inusitadas.