Prefeitura de Camocim realiza Natal Regional na comunidade de Tucuns

WhatsApp Image 2021-12-09 at 08.43.17
Prefeitura de Camocim realiza Natal Regional na comunidade de Tucuns

Jason Pinho Arruda, de 9 anos, estuda na Escola São Francisco, na localidade Córrego do Braço, e esperava a vez de brincar no pula-pula. “Eu nunca brinquei assim um Natal, é a primeira vez”, conta o garoto, que veio acompanhado da professora e de colegas da escola. Sabrina de Sousa Dourado, 10 anos, veio da Escola Pedro Rodrigues Alexandrino, no Corginho, aproveitar o Natal com as amigas da escola. “Quero ir naquele escorregador ali”, aponta.

A localidade de Tucuns, distrito de Guriú, recebeu na tarde desta quarta-feira (08/dez) a 3º edição do Natal Regional, projeto que vem levando a alegria do Natal para famílias e crianças da zona rural do Município – muitas das quais nunca viveram um Natal, senão pela Televisão. “Como é bom viver esse momento tão lindo aqui nos Tucuns. As crianças vão lembrar para o resto da vida!”, vibra a Prefeita de Camocim, Betinha Magalhães. “Esse é um projeto muito bonito e mostra a sensibilidade que a prefeita tem para com nossas famílias”, elogiou o Deputado Estadual Sérgio Aguiar, presente ao evento. “Importante lembrar que aqui não é só Papai Noel. Estamos também celebrando os 2021 anos do nascimento de Nosso Senhor Jesus”, reforça o Deputado.

Ramon de Lima Dias, coordenador pedagógico na Escola Antônio Matias de Sousa, veio da Lagoa Comprida trazendo pais e alunos. “Eles estavam bem ansiosos pra vir. É uma novidade proporcionada pelo Município, as famílias se sentem muito satisfeitas”, afirma. “Hoje é como um dia letivo normal. E além das brincadeiras, que são importantes, as crianças estão tendo aulas de cidadania, de respeito pelo coleguinha, de atenção à professora, de convívio social”, elogia a professora Creuza Dourado, diretora da Escola Antônio Ferreira da Silva. Para a professora Luíza Araújo, da Escola José Rodrigues Alexandrino, em Pedra Branca, essa é uma experiência inovadora da Prefeitura. “Elas [crianças] vieram muito animadas, ficaram um tempão mandando mensagem pra saber que horas o carro ia sair”, conta animada.

“É com muita satisfação que estamos aqui realizando a terceira etapa do Natal Regional”, destaca o Secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania e vereador licenciado de Camocim, Kleber Veras. “Parabenizo a prefeita Betinha e sinto orgulho de participar de uma equipe que preza principalmente pela satisfação das pessoas.” A Secretária Municipal de Educação, Marciana Almeida, explica que a ação no Tucuns é a maior do Natal Regional. “São 10 escolas com mais de 700 crianças participando. E é uma satisfação muito grande a gente poder oferecer esse momento de lazer saudável, até porque muitas delas não têm oportunidade em suas casas de aproveitar uma festa como essa.”

Os vereadores César Veras, Lúcia Melo, Bené Firmo, Chiquinho do Peixe, Iracilda e secretários municipais também estiveram nos Tucuns prestigiando o evento.

Sem título
Lago das Cangalhas

Guriú

Praia do Guriú

Fica a margem do Rio Guriú, transponível por balsa e canoa. Neste local o turista realiza o famoso passeio para observação do cavalo marinho e conhece a Trilha do Mangue do Guriú, local famoso já nacionalmente por sua paisagem exuberante com raízes secas de mangue adornadas com balanços típicos do local, onde os visitantes produzem fotos inusitadas.