Prefeitura de Camocim promove no Tapuiú segunda edição do Natal Regional

IMG-20211204-WA0126
Prefeitura de Camocim promove no Tapuiú segunda edição do Natal Regional

A Prefeita de Camocim, Betinha Magalhães, acompanhada da Ouvidora do Município, Monica Aguiar, da Secretária de Educação, Marciana Almeida, e do Secretário do Desenvolvimento Social e Cidadania, Kleber Trévia Veras, participaram neste sábado (04/dez) de mais uma edição do Natal Regional. Após a comunidade dos Pereiros, a administração municipal levou o projeto natalino para a localidade de Tapuiú, região oeste de Camocim, próximo ao distrito de Amarelas.

As famílias puderam contar com brincadeiras como pula-pula, cama elástica e piscina de bolas, além de distribuição gratuita de lanches e brinquedos. Cerca de 600 crianças foram beneficiadas, oriundas de diversas localidades da região como Assentamento Jatobá, Amarelas, Tamboril, Cangalhas, Aguapé, Baixa Grande, Canoa, Cupim, Carnaúba Furada, Timbaúba, Estreito, Cedro, Montevideo entre outras.

O senhor Manoel Vital, conhecido como Manuzinho, explica que um evento desse porte traz benefícios para as comunidades por valorizar as pessoas. “É uma oportunidade das crianças de toda região brincarem, se divertirem, mas também de conhecerem o Papai Noel de perto, ganharem um presente. Pode parecer pouco mas é algo que muitas delas só viram na televisão”, elogia o líder comunitário.

Natural da comunidade de Cupim, o professor e agente pedagógico Cícero dos Reis conta que nunca houve uma ação como a daquele dia naquelas comunidades. “É uma oportunidade para as crianças conhecerem mais sobre o sentido do Natal, porque embora haja a evolução da tecnologia, que já chega em nossas comunidades, a gente sabe que muitas dessas crianças não vivenciam o Natal. Se [o evento] não fosse bom as pessoas não viriam, e a gente vê a lotação, a felicidade das pessoas por estarem aqui.”

É o caso de Cosmo Rodrigues, que veio da Baixa Grande junto com crianças da escola de Ensino Fundamental José Gomes Parente. “É um projeto muito bonito, os meninos estão aproveitando muito”, conta. Já Taciana Rocha veio do Boqueirão dos Liras trazendo seu filho pequeno, Pedro Henrique, para aproveitar o Natal Regional. “Já brinquei no pula-pula”, diverte-se o garoto.

Para a Prefeita de Camocim, Betinha Magalhães, a beleza do projeto está em reunir crianças, de diferentes localidades, para um dia de diversão saudável em família. “O Natal Regional é uma iniciativa feita por várias mãos, e tem por objetivo ofertar para as crianças dessas localidades momentos de alegria e descontração. Porque este é o espírito do Natal, a doação, o amor ao próximo. E vendo aqui, hoje, tanto sorriso e felicidade no rosto de cada um desses meninos, já dá para ver o quanto nosso esforço está valendo a pena!”, comemora a prefeita.

“É a primeira vez que a Prefeitura de Camocim traz um evento desse tipo para a zona rural. É uma ação diferenciada e muito bonita proposta pela prefeita Betinha”, elogia a Secretária de Educação, Marciana Almeida. “Ontem tivemos a primeira edição nos Pereiros, hoje aqui no Tapuiú e, na próxima semana, estaremos promovendo o mesmo evento em mais duas localidades. Assim conseguimos levar a magia do Natal para cada vez mais famílias de Camocim”, comemora a professora e secretária.

Para o Secretário do Desenvolvimento Social e Cidadania, Kleber Trévia Veras, o Natal Regional é mais uma inovação proposta pela Prefeitura de Camocim. “Nós hoje estamos aqui [no Tapuiú], no segundo dia deste projeto lindo da Prefeita Betinha, que é trazer o Natal para a zona rural de Camocim. As crianças estão tendo acesso a brincadeiras, guloseimas, ao Papai Noel, a presentes… A prefeita já tinha levado o governo itinerante [para os distritos de Camocim] e agora traz o Papai Noel, fazendo a festa, a felicidade da criançada.”

“Quero aqui parabenizar a gestão municipal por essa grande ação na localidade de Tapuiú”, elogia o vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Camocim, César Veras. “Este é o espírito do Natal, um momento de confraternização e muita paz. Ações como essa direcionam a gestão municipal para sair um pouco da sede, valorizando nossa zona rural.”

Para o vereador Chiquinho do Peixe, também presente ao evento deste sábado, a ação da Prefeita Betinha é importante por valorizar as crianças da zona rural. “Um evento desse tipo é muito bonito e traz muita alegria para essas crianças que estão aqui hoje”, elogia.

praia-barreiras-min
Praia das Barreiras

Caraúbas

Praia das Caraúbas

Situada entre a Praia do Farol do Trapiá e a Praia de Maceió é um dos locais preferidos daqueles que praticam esportes náuticos devido sua excelente condição de vento. Seguindo-se pela orla marítima são 12 km da sede até a praia. Sua tranquilidade, belezas pouca explorada e ventos fortes faz seu diferencial.