7ª Conferência Municipal de Saúde em Camocim

Na manhã da última sexta-feira 26, a Prefeitura Municipal de Camocim, através da Secretaria da Saúde, realizou no auditório do IFCE, a Sétima Conferência Municipal de Saúde, com a temática Democracia e Saúde: Saúde Como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS, sendo o Sistema Único de Saúde uma das maiores políticas públicas de saúde do mundo.

Um momento histórico, pois em 1986, em uma Conferência Nacional de Saúde realizada na cidade de Olinda, foi deliberada a criação do Sistema Único de Saúde brasileiro, no período em que o país saía da Ditadura Militar, onde as forças populares e progressistas deste país uniram-se aos trabalhadores da saúde e travaram as lutas para que fossem dado o ponta pé inicial para a construção deste sistema de saúde, agregando todos os brasileiros.

Esta vitória para o povo brasileiro foi incluída na Constituição de 1988, garantindo este direito, e logo após, criada a Lei Complementar 8.142, garantindo a condição da existência do SUS como instância de deliberação, fiscalização e o seu controle social através dos Conselhos Municipais de Saúde e as Conferências Municipais de Saúde.

Nas Conferências, que estão sendo realizadas em todo o Brasil, cada uma com a temática principal da sua região. Em Camocim, foram propostas saídas e avanços par a consolidação do SUS, e foram nomeados representantes para representar Camocim na Conferência Estadual de Saúde, e posteriormente a Conferência Nacional.

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Camocim

 

 

Leitor de Página (BETA)
Pressione Enter para ler o conteúdo da página em voz alta Pressione Enter para pausar ou reiniciar a leitura do conteúdo da página em voz alta Pressione Enter para parar de ler o conteúdo da página em voz alta