Farmácia Pública Municipal garante assistência farmacêutica à população de Camocim

0009

A Prefeitura de Camocim, através da Secretaria Municipal de Saúde utiliza uma programação pactuada integrada (PPI), através de parceria com o Governo Federal, Estadual e Municipal, tratando-se de uma ação para garantir os insumos da assistência farmacêutica, que possui renda anual de R$ 726.460,00 para os programas que integram a ação básica de saúde com 94 itens que fazem parte desta lista de medicamentos.

Na atenção básica secundária, que remete a obrigação primeira do município, o valor anual chega a R$ 188.199,00 para que sejam adquiridos 38 itens desta lista de medicamentos, que chegam ao município a cada três meses, com um modelo de compra unificado do Estado, sendo o Ceará o único a realizar este processo, cumprindo o compromisso com a população camocinense, por um custo menor.

Além deste processo, também há compra de medicamentos com recursos próprios municipais, através de licitações próprias com recursos extras mensalmente para suprir a real necessidade municipal, havendo também a ação dentro política de assistência farmacêutica referente aos medicamentos de alto custo, sendo o controle de responsabilidade de cada Município, como medicamentos para artrite,  alzheimer, doenças mentais dentre outros, beneficiando mais de 500 pacientes que necessitam destes medicamentos de alto custo.

“Nós sabemos que apenas o recurso do governo não é o suficiente para garantir medicamentos para todos, por isto, buscamos outros recursos, principalmente emendas parlamentares junto a nossos apoios políticos para garantir um aporte maior de remédios e trabalhamos para que não falte nenhum remédio para ninguém.” Afirma a Prefeita Monica Aguiar.

Segundo o Dr. Fernando Fernandes, secretário da saúde, “Com raríssimas interrupções por conta de fornecedores, estamos conseguindo garantir nestes anos que a distribuição de medicamentos para os programas básicos ocorra perfeitamente, sendo uma constante.”

Para garantir o recebimento destes medicamentos, o paciente deve ser cadastrado na unidade próxima ao seu endereço residencial e ser residente de Camocim, procurando o próprio posto em que é atendido, sendo acompanhado mensalmente para assegurar um maior controle deste processo, não necessitando dirigir-se à Farmácia Pública Municipal, exceto nos casos de medicamentos de alto custo.

praia-xavier-min
Praia do Xavier

Remédios

Barra dos Remédios

É uma das mais belas praias desertas do litoral cearense. As águas do rio encontram o mar proporcionando um espetáculo sem igual, convidando para um banho inesquecível. E para deixar o cenário ainda mais paradisíaco, dunas brancas se espalham em contraste com as águas. Escolhida como uma das 5 praias desertas mais bonitas do mundo.