Farmácia Pública Municipal garante assistência farmacêutica à população de Camocim

Farmácia Pública Municipal garante assistência farmacêutica à população de Camocim

A Prefeitura de Camocim, através da Secretaria Municipal de Saúde utiliza uma programação pactuada integrada (PPI), através de parceria com o Governo Federal, Estadual e Municipal, tratando-se de uma ação para garantir os insumos da assistência farmacêutica, que possui renda anual de R$ 726.460,00 para os programas que integram a ação básica de saúde com 94 itens que fazem parte desta lista de medicamentos.

Na atenção básica secundária, que remete a obrigação primeira do município, o valor anual chega a R$ 188.199,00 para que sejam adquiridos 38 itens desta lista de medicamentos, que chegam ao município a cada três meses, com um modelo de compra unificado do Estado, sendo o Ceará o único a realizar este processo, cumprindo o compromisso com a população camocinense, por um custo menor.

Além deste processo, também há compra de medicamentos com recursos próprios municipais, através de licitações próprias com recursos extras mensalmente para suprir a real necessidade municipal, havendo também a ação dentro política de assistência farmacêutica referente aos medicamentos de alto custo, sendo o controle de responsabilidade de cada Município, como medicamentos para artrite,  alzheimer, doenças mentais dentre outros, beneficiando mais de 500 pacientes que necessitam destes medicamentos de alto custo.

“Nós sabemos que apenas o recurso do governo não é o suficiente para garantir medicamentos para todos, por isto, buscamos outros recursos, principalmente emendas parlamentares junto a nossos apoios políticos para garantir um aporte maior de remédios e trabalhamos para que não falte nenhum remédio para ninguém.” Afirma a Prefeita Monica Aguiar.

Segundo o Dr. Fernando Fernandes, secretário da saúde, “Com raríssimas interrupções por conta de fornecedores, estamos conseguindo garantir nestes anos que a distribuição de medicamentos para os programas básicos ocorra perfeitamente, sendo uma constante.”

Para garantir o recebimento destes medicamentos, o paciente deve ser cadastrado na unidade próxima ao seu endereço residencial e ser residente de Camocim, procurando o próprio posto em que é atendido, sendo acompanhado mensalmente para assegurar um maior controle deste processo, não necessitando dirigir-se à Farmácia Pública Municipal, exceto nos casos de medicamentos de alto custo.

 

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Camocim

Conheça Também

Barra dos Remédios
Barra dos Remédios

Tem alguma pergunta?

Temos uma equipe especializada para tirar suas dúvidas, entre em contato da forma que achar mais fácil, e-mail, telefone ou pelo canal de ouvidoria.

Camocim

O monumento que dá as boas vindas inexplicavelmente lindo. Foi idealizado para representar as potencialidades Turísticas da cidade. Um conjunto de velas dos barcos de pesca no meio de um espelho d’água, rodeado por uma calçada de pedra portuguesa e com marcadores com os nomes das praias locais, isso em meio a um jardim idealizado com muito bom gosto. A noite esse monumento se enche de cores com uma iluminação especial,  quando é evidenciado sua fonte de águas.