- Camocim, Ceará, Brasil.
Escolhido como mês de sensibilização na luta contra a AIDS, dezembro vem movimentando os profissionais de saúde do município, todos empenhados em fortalecer, junto ao público, os cuidados preventivos e a conscientização para o diagnóstico da doença, além do vírus HIV e demais Infecções Sexualmente Transmissíveis.
A programação de atividades voltadas à intensificação da abordagem tem levado as ações para diversos postos de saúde de Camocim, tanto na sede e zona rural. “As atividades contam com a realização de palestras educativas sobre as infecções transmissíveis, além de orientações sobre o preconceito do HIV na sociedade, e conscientização sobre a prevenção”, esclareceu Fernando Fernandes, secretário municipal da Saúde.
Segundo o secretário, a AIDS não apresenta sintomas. Por isso, o diagnóstico precoce e o acompanhamento médico, desde o início, são fundamentais para interromper o ciclo de transmissão do vírus. “Precisamos estar atentos aos cuidados contra a doença. Essa campanha é de todos nós. Temos acompanhado os pacientes das unidades básicas, ofertando testes rápidos de sífilis e HIV, distribuindo preservativos, aferindo pressão e glicemia. Tudo isso para que o camocinense e possa ter a garantia de que o a gestão municipal, acompanha cada passo de seus usuários do sistema público de saúde”, concluiu.
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Camocim
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Camocim
A Ilha da Testa Branca, também conhecida como Ilha do Amor, localiza-se em frente à cidade. Contém manguezais, dunas e praias, os belíssimos espelhos d’água no período das chuvas, sendo muito visitada por banhistas e por apreciadores da culinária regional. O acesso é através de balsas que cruzam o rio Coreaú. Da ilha tem-se uma bucólica visão da cidade, com casas à beira mar, os barcos ancorados próximo à borda da calçada que margeia o rio, as falésias avermelhadas e os coqueirais emoldurados pelo lindo céu azul.