Prefeitura realiza ações de prevenção do Câncer de Boca na sede e zona rural do município

Prefeitura realiza ações de prevenção do Câncer de Boca na sede e zona rural do município

Buscando alertar a população sobre o Câncer de Boca, a Prefeitura de Camocim, em ação desenvolvida pela Secretaria Municipal da Saúde, através da Coordenadoria de Saúde Bucal, está promovendo ações preventivas com palestras, rodas de conversa, exibição de fotos e vídeos, entrega de material educativo, além de orientação sobre o auto exame e realização de procedimentos de avaliação. Os encontros estão acontecendo nas escolas e Unidades Básicas de Saúde da Família, tanto na sede quanto na zona rural do município. O projeto, também orienta sobre os cuidados com a higiene bucal.

De acordo com o Secretário Municipal da Saúde, Fernando Fernandes, o objetivo é intensificar os trabalhos de prevenção e educação da saúde bucal de jovens e adultos, com foco na prevenção de doenças. “O Câncer de Boca tem como principais fatores de riscos, o uso do tabaco, bebidas alcoólicas e exposição excessiva à radiação solar. Diante dessa questão, a Prefeita Monica Aguiar determinou a abordagem do assunto com ênfase na prevenção e acompanhamento dos pacientes, nos casos detectados”, esclareceu.

Yuri Carneiro, Coordenador da Saúde Bucal de Camocim, ressaltou que a procura periódica pelo dentista ajuda na prevenção do Câncer de Boca e outras doenças. “Devemos ir periodicamente ao dentista. Essa atitude evita riscos à saúde bucal e ajuda na prevenção e tratamento de cáries, na detecção precoce de lesões cancerígena e outras enfermidades”, acrescentando que o Câncer de Boca é uma doença que afeta os lábios e a cavidade oral e está entre as principais causas de óbito por neoplasias. Camocim tem como profissões com maior risco de desenvolvimento da doença: agricultores; pescadores e pedreiros, pela exposição excessiva ao sol.

 

 

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Camocim.

 

 

 

 

 

A

Conheça Também

Praia das Barreiras
Praia das Barreiras

Tem alguma pergunta?

Temos uma equipe especializada para tirar suas dúvidas, entre em contato da forma que achar mais fácil, e-mail, telefone ou pelo canal de ouvidoria.

Coreaú

Estuário do Rio Coreaú

Localiza-se em frente a sede da cidade, no encontro do rio com o mar. É uma reserva natural com belo cenário para passeios de barco, prática de Windsurf, pesca esportiva e observação dos preservados manguezais, fauna e flora da região, destacando-se a garça azul, espécie em extinção além de caranguejos e aves marinhas.