Prefeitura realiza ações de prevenção do Câncer de Boca na sede e zona rural do município

yu

Buscando alertar a população sobre o Câncer de Boca, a Prefeitura de Camocim, em ação desenvolvida pela Secretaria Municipal da Saúde, através da Coordenadoria de Saúde Bucal, está promovendo ações preventivas com palestras, rodas de conversa, exibição de fotos e vídeos, entrega de material educativo, além de orientação sobre o auto exame e realização de procedimentos de avaliação. Os encontros estão acontecendo nas escolas e Unidades Básicas de Saúde da Família, tanto na sede quanto na zona rural do município. O projeto, também orienta sobre os cuidados com a higiene bucal.

De acordo com o Secretário Municipal da Saúde, Fernando Fernandes, o objetivo é intensificar os trabalhos de prevenção e educação da saúde bucal de jovens e adultos, com foco na prevenção de doenças. “O Câncer de Boca tem como principais fatores de riscos, o uso do tabaco, bebidas alcoólicas e exposição excessiva à radiação solar. Diante dessa questão, a Prefeita Monica Aguiar determinou a abordagem do assunto com ênfase na prevenção e acompanhamento dos pacientes, nos casos detectados”, esclareceu.

Yuri Carneiro, Coordenador da Saúde Bucal de Camocim, ressaltou que a procura periódica pelo dentista ajuda na prevenção do Câncer de Boca e outras doenças. “Devemos ir periodicamente ao dentista. Essa atitude evita riscos à saúde bucal e ajuda na prevenção e tratamento de cáries, na detecção precoce de lesões cancerígena e outras enfermidades”, acrescentando que o Câncer de Boca é uma doença que afeta os lábios e a cavidade oral e está entre as principais causas de óbito por neoplasias. Camocim tem como profissões com maior risco de desenvolvimento da doença: agricultores; pescadores e pedreiros, pela exposição excessiva ao sol.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Camocim.

barrinha
Praia da Barrinha

Guriú

Laguinho da Torta e Lago Grande

Grande lago de água doce rodeada de dunas brancas formando um cenário ideal para prática de atividades como: kitesurf, windsurf, pedalinho, stand up peadle, esquibunda e passeio de canoa. Com excelentes barracas de praia, com serviços diferenciados como o relaxante balançar de rede na lagoa, com deliciosos pratos de frutos do mar, apresentado “in natura” aos clientes.