Prefeitura de Camocim realiza II Fórum de Prevenção ao Suicídio

6909fb17-c187-4219-a44d-0a1d4a3f0809
Prefeitura de Camocim realiza II Fórum de Prevenção ao Suicídio

Sinalizando o Setembro Amarelo, a Prefeitura de Camocim, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, realizou o II Fórum de Prevenção ao Suicídio, nesta segunda-feira, 10, contando com a palestra “A importância da atenção, da presença e do cuidado”, relatando dados estatísticos, sinais comportamentais e possibilidades de abordagem do problema. O encontro contou com a participação de representantes de todos os equipamentos de saúde do município: UPA, Atenção Básica, CAPS AD e CAPS II, Hospital Deputado Murilo Aguiar, bem como das Secretarias Municipais da Educação e do Desenvolvimento Social e Cidadania.

Apesar da situação complexa, Fernando Fernandes, secretário da SMS, reforçou em sua fala na abertura do evento que, com atenção e sensibilidade, é possível perceber e buscar agir antes do pior acontecer. “Antes de haver a tentativa de suicídio, a pessoa primeiro tem uma ideia, um pensamento de tirar uma dor, dar fim naquilo que está sentindo. É nesse momento que precisamos prestar atenção redobrada, quando as pessoas sinalizam esse pensamento de fazer algo contra si”, alertou Fernandes.

A palestrante do encontro, Psicóloga Mariana Lima, chamou a atenção de todos, alertando os convidados, para os sinais de quando algo não está bem, tais como: isolamento, falta de vontade de realizar atividades que antes eram animadoras, afastamento de amigos, palavras fatalistas e outras atitudes.

Também nesse sentido, o diretor da UPA 24H de Camocim, Emmanuel Peixoto reforçou que “se a conversa começa com uma bronca, a pessoa não vai sentir a vontade de se abrir. É preciso escutar sem julgamento ou condenação e não ter preconceito ou tratar como tabu a ajuda profissional”, concluiu.

 

 

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Camocim

Conheça Também

Estuário do Rio Coreaí
Estuário do Rio Coreaú

Tem alguma pergunta?

Temos uma equipe especializada para tirar suas dúvidas, entre em contato da forma que achar mais fácil, e-mail, telefone ou pelo canal de ouvidoria.

Farol

Praia do Farol do Trapiá

Conta com uma larga faixa de areia dourada. Sua grande referência é o farol de sinalização da Marinha do Brasil. É um ponto de apreciação do pôr do sol. Praia tranquila, de fácil acesso e boa para banho e prática do kite surf. Conta com estrutura de barracas e restaurante.