COMUNICADO OFICIAL

WhatsApp Image 2017-11-22 at 10.50.29
COMUNICADO OFICIAL

Prezados Camocinenses,

A PREFEITA MUNICIPAL DE CAMOCIM vem COMUNICAR o posicionamento da Administração Pública Municipal sobre o pagamento do Precatório do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF).
Em 2004, durante a gestão do ex-prefeito Sérgio de Araújo Lima Aguiar, o Município de Camocim moveu ação judicial contra a União Federal, sob o processo n° 0021949-15.2004.05.8100, objetivando condenar a União a repassar a diferença paga a menor decorrente do Valor Mínimo Nacional por Aluno (VMNA) referente aos recursos do FUNDEF, por conta da estimação abaixo da média nacional pelo período de 1999 a 2003.
O Município de Camocim obteve provimento favorável para condenar a União à complementação dos valores do FUNDEF repassados ao Município durante o período de 1999 a 2003, inclusive com transito em julgado.
Em consequência, a Justiça Federal determinou a expedição de precatório em favor da municipalidade (Precatório n° PCR 138658-CE), expedido em 28/06/2015, com previsão inicial de pagamento para o dia 12/12/2016.
O Sindicato APEOC, que não era parte e jamais integrou a ação originária ajuizada pelo Município no ano de 2004 (processo n° 0021949-15.2004.05.8100), protocolou na Justiça Federal, em 08/07/2016, Ação Civil Pública em face Município, processo sob o n° 0800418-05.2016.4.05.8103, distribuído para a 18ª Vara Federal da Seção Judiciária do Estado do Ceará, por meio da qual pleiteou o bloqueio de 60% dos valores devidos à municipalidade no Precatório do FUNDEF n° PCR 138658-CE, obtendo provimento liminar em sede de tutela antecipada.
Em 20.11.2017, o Juiz Federal da 18ª Vara da Seção Judiciária do Estado do Ceará proferiu sentença nos autos do processo n° 0800418-05.2016.4.05.8103, por meio da qual julgou improcedente todos os pedidos formulados pelo Sindicato APEOC na referida ação, determinando que a aplicação do percentual de 60% do precatório do FUNDEF não é vinculada ao pagamento dos profissionais do magistério, cabendo ao gestor público a decisão discricionária sobre a aplicação dos recursos, desde que vinculada às finalidades da manutenção e desenvolvimento do ensino.
Determinou o Juiz Federal que os recursos decorrentes do Precatório do FUNDEF devem ser aplicados na educação, não havendo obrigação de pagamento destas quantias para os profissionais do magistério.
A decisão do Juiz Federal foi proferida na mesma linha de entendimento manifestada em decisões anteriores do Supremo Tribunal Federal, do Tribunal de Contas da União (Acórdão n° 1824/2017-TCU – Plenário com redação dada pelo Acórdão n° 1962/2017-TCU Plenário) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (Ofício-Circular FNDE – TCU n° 3/2017/Cgfse/Digef-FNDE), disponíveis para consulta nos sites oficiais das instituições citadas.
Esclareço à população de Camocim, portanto, que sempre pautei minha conduta com total respeito às instituições e a legislação vigente.
Sendo assim, venho informar a população de Camocim que os recursos do Precatório do FUNDEF serão aplicados na educação, em consonância com o entendimento da Justiça Brasileira, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e do Tribunal de Contas da União.
Informo à população que a atual gestão municipal sempre valorizou a educação como política pública prioritária ao desenvolvimento do Município, com investimentos no pagamento do piso nacional dos professores, na formação continuada, na aquisição e distribuição de kits escolares, na implantação de salas tecnológicas com lousa digital e tabletes, na construção de centros de educação infantil, na melhoria do acesso às escolas localizadas na zona rural, na reforma e ampliação de escolas e quadras, dentre outras.
As ações da gestão municipal na área educação fizeram com que o Município obtivesse reconhecimento estadual, através do PRÊMIO ESCOLA NOTA 10.
Diante do exposto, venho reiterar o meu compromisso com a manutenção e ampliação das políticas educacionais, visando ofertar um ensino de qualidade, valorizando também os profissionais do magistério, sempre no intuito de atender a principal finalidade da Administração Pública, que é a busca incessante pelo bem da coletividade.

Camocim, 21 de novembro de 2017.

Monica Gomes Aguiar
PREFEITA MUNICIPAL DE CAMOCIM

barra-dos-remedios
Barra dos Remédios

Maceió

Praia do Maceió

Praia de beleza inigualável e ideal para prática de esportes náuticos como kitesurf e windsurf. As águas calmas e mornas são excelentes para relaxar e esquecer o stress das metrópoles. Nessa praia de fácil acesso os visitantes encontram uma excelente estrutura turística para sua permanência como: pousadas, casas de veraneio, barracas de praia, escola de kitesurf, barracas de praia e artesanato.