Prefeita assina PL que garante piso salarial a Agentes de Saúde e Agentes de Combate a Endemias

83124
Prefeita assina PL que garante piso salarial a Agentes de Saúde e Agentes de Combate a Endemias

A Prefeita de Camocim Monica Aguiar esteve em reunião na tarde desta terça-feira com o Secretário Municipal da Saúde Dr. Fernando Fernandes, o chefe de divisão de epidemiologia Ivanildo Reis, a presidente da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde do Município, Maria Vanuza Teixeira e o Coordenador de Endemias Francisco Setubal, acerca da instituição do piso salarial nacional dos agentes.

O Projeto de Lei foi assinado pela gestora do executivo municipal e encaminhado para a Câmara para apreciação e aprovação. A proposta oriunda da mensagem 8.362, altera a Lei nº 14.101, sendo o projeto de lei federal que fixa o piso salarial nacional, tornando-se uma grande conquista para esses profissionais, que passarão a receber o valor base de R$1.250,00 (Um mil duzentos e cinquenta reais). É um reconhecimento ao relevante trabalho realizado, sobretudo, nas comunidades carentes de todo o Município, fortalecendo o nosso compromisso e o respeito com os agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias. A garantia de piso salarial é uma das prioridades da gestão municipal.

Vale ressaltar que o Ceará é pioneiro na implantação dos Agentes de Saúde e Agentes de Endemias. Na década de 1980 o estado apresentava um problema com relação à mortalidade infantil. O Governo então decidiu investir na experiência dos agentes comunitários de saúde, criando em 1987 a atividade. No decorrer desses anos, pode-se constatar a eficácia dos profissionais. Com o passar dos anos, os agentes de saúde incorporaram diversas outras funções e foram integrados às equipes de saúde da família, na atenção primária de saúde prestada pelos municípios.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Camocim

 

Conheça Também

Estuário do Rio Coreaí
Estuário do Rio Coreaú

Tem alguma pergunta?

Temos uma equipe especializada para tirar suas dúvidas, entre em contato da forma que achar mais fácil, e-mail, telefone ou pelo canal de ouvidoria.

Coreaú

Estuário do Rio Coreaú

Localiza-se em frente a sede da cidade, no encontro do rio com o mar. É uma reserva natural com belo cenário para passeios de barco, prática de Windsurf, pesca esportiva e observação dos preservados manguezais, fauna e flora da região, destacando-se a garça azul, espécie em extinção além de caranguejos e aves marinhas.

Pular para o conteúdo