história camocinense

Série história camocinense

Prefeitura de Camocim financia publicação de novos livros sobre a história de Camocim

Por ocasião da Jornada Pedagógica 2022, ocorrida no Dia Internacional da Educação (24 de janeiro), a Prefeitura de Camocim promoveu o lançamento da Série História Camocinense, com o lançamento de mais quatro novos livros que contam sobre aspectos da história do município, escrito por autores locais. Os livros, “CAMOCIM RESPIRAVA ESSE AR DE MÚSICA; AS CANTORIAS NAS ONDAS DO RÁDIO AM DE CAMOCIM; MIOLO DE POTE e DEPOIS DA MEIA NOITE. LENDAS E MITOS QUE NARRAM O COTIDIANO DE CAMOCIM, cuja produção foi financiada integralmente pela Prefeitura Municipal de Camocim, foram distribuídos a todos os professores que participaram da Jornada Pedagógica. Nesta seção, além dos livros acima referidos, disponibilizamos para download, outras obras de referência sobre a HISTORIA DE CAMOCIM, para o conhecimentos dos professores, estudantes e camocinenses em geral, inaugurando assim nossa biblioteca virtual. Boa leitura!

Historiando Camocim (Manual do Professor)
Manual do Professor
Carlos Augusto Pereira dos Santos e Gleiciane Freitas
Pinto Martins
Um voo na memória e na história do aviador camocinense
Carlos Augusto Pereira dos Santos; Paulo José da Silva Santos
Um espetáculo que causava impacto e ocupava o noticiário da imprensa foram as demonstrações dos aviadores da época e suas máquinas maravilhosas. Foram recebidos, na cidade, com honras de heróis, festas e discursos. Suas exibições provocavam a perplexidade de multidões e os elogios dos poetas (“Antes esses heróis dos ares,/sulcando os etéreos mares? Onde é vaga o vendaval,/ pra louvar os vencedores/ o povo cobre de flores/ a carreta triunfal”) Sacadura Cabral e Gago Coutinho foram os pioneiros, em 1922, depois de haver realizado a travessia do Atlântico, e para eles se rezou até missa campal. Vieram outros, como Euclides Pinto, Ramon Franco e Manuel Gonçalves. O anúncio da provável chegada de um avião motivou expectativas e emoções.
A Nostalgia dos Apitos
A Nostalgia dos Apitos
Carlos Augusto Pereira dos Santos
Historiando Camocim
Carlos Augusto Pereira dos Santos e Gleiciane Freitas
O Terra e Mar
Roteiros históricos e sentimentais de Camocim na obra de Carlos Cardeal
Carlos Augusto Pereira dos Santos e Petrília Paulinni Sales Fialho
Camocim respirava esse ar de música
Camocim respirava esse ar de música
Camocim respirava esse ar de música
Francisco da Paz Pessoa
Francisco da Paz Pessoa, mais conhecido como Professor Sílvio Paz, da Rede Municipal de Ensino, lançou a obra “Camocim respirava esse ar de música”. A pesquisa do historiador aborda os tradicionais festivais de música de Camocim, realizados entre os anos de 1986 e 2003. Sílvio Paz convidou para o lançamento o compositor camocinense Chico Sabiá.
O Parlamento Camocinense
Fatos históricos (1879.2019)
Carlos Augusto Pereira dos Santos
Depois da meia-noite
Depois da meia-noite
Depois da meia-noite
Edcarlos da Silva Araújo
O Professor, Historiador e Mestre em História Edcarlos da Silva Araújo lançou a obra “Depois da meia-noite”. O livro narra experiências extraordinárias, transmitidas por intermédio de lendas e mitos, que contam um pouco do cotidiano de Camocim entre os anos 1950 e 1969.
Cidade Vermelha
Cidade Vermelha
Carlos Augusto Pereira dos Santos
Miolo de Pote
Miolo de Pote
Dez anos de existência do blog “Camocim Pote de Histórias” (2011-2021)
Carlos Augusto Pereira dos Santos
O Professor Adjunto da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Carlos Augusto Pereira dos Santos, Mestre e Doutor em História e Pós-Doutor em Estudos Culturais, é organizador da obra “Série História Camocinense”. Neste novo livro, “Miolo de Pote”, o historiador reúne as melhores histórias publicadas em dez anos de existência do blog “Camocim Pote de Histórias”, mantido pelo professor.
Camocim é um Pote de Histórias!
Textos e ideias do blog para sala de aula
Carlos Augusto Pereira dos Santos e Raimundo Nonato Rodrigues de Souza
A cantoria nas ondas das rádios AM de Camocim
A cantoria nas ondas das rádios AM de Camocim
A cantoria nas ondas das rádios AM de Camocim
Maely Alves de Mesquita
A Historiadora Maely Alves de Mesquita lançou o livro “A cantoria nas ondas das rádios AM de Camocim”, inspirada na obra de seu pai, o radialista, poeta e musicista camocinense Damião Libório. Professora Maely traz um recorte das relações políticas e culturais que envolvem as rádios de nossa cidade entre 1979 e 1989.

Xavier

Praia do Xavier

Pequeno vilarejo de pescadores que proporcionam aos visitantes uma experiência única de cata de mariscos. Na comunidade são confeccionados artesanatos com escamas de Camurupim e conchas marinhas. Está localizada ao lado do Parque Eólico da Praia Formosa.