- Camocim, Ceará, Brasil.
A Prefeitura de Camocim, por meio da Secretaria de Educação, realizou nesta segunda-feira, 24 de janeiro, Dia Internacional da Educação, a abertura oficial do Ano Letivo com a Jornada Pedagógica 2022. Com tema “Ensinar e Aprender: um novo caminho para reconstruir saberes”, o evento trouxe apresentações culturais e realizou palestra com o tema “A escola que acolhe e inspira”, comandada pelo Professor e Mestre em Filosofia Santiago Pontes.
“Nestes dois anos de pandemia, quem mais sofreu com as aulas remotas foram os pequenos, em idade de alfabetização. Que eles sejam o principal alvo neste 2022!”, desejou a Secretária de Educação, Marciana Almeida.
“Será muito desafiadora essa retomada presencial, a pandemia agigantou disparidades sociais e educacionais. Parabéns aos professores por não terem desistido de nenhum aluno!”, elogiou e estimulou a gestora da Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação de Camocim (CREDE-4), professora Elvira Veras.
Também houve o lançamento de 4 livros da série “História Camocinense”: Edcarlos da Silva Araújo, com a obra “Depois da meia-noite”; Maely Alves de Mesquita, com “A cantoria nas ondas das rádios AM de Camocim”; Francisco da Paz Pessoa (Silvio Paz) e Carlos Augusto Pereira dos Santos, com o livro “Camocim respirava esse ar de música”; e “Miolo de pote”, reunião dos melhores textos publicados em 10 anos do blog “Camocim pote de histórias”, do professor Dr. Carlos Augusto, docente titular da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).
Os Vereadores Lúcia Melo e Mastro Araújo, o Secretário Municipal da Pesca, Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente (Separhma) e Professor Julênio Braga, o Diretor do Instituto Federal do Ceará (IFCE), Campus Camocim, professor Gilson Soares Cordeiro, a Diretora do NAEC Camocim, profa. Nelita Barros, professores e gestores da rede municipal de ensino também prestigiaram o evento.
Localiza-se em frente a sede da cidade, no encontro do rio com o mar. É uma reserva natural com belo cenário para passeios de barco, prática de Windsurf, pesca esportiva e observação dos preservados manguezais, fauna e flora da região, destacando-se a garça azul, espécie em extinção além de caranguejos e aves marinhas.