- Camocim, Ceará, Brasil.
A Prefeita de Camocim, Betinha Magalhães, participou na tarde desta quinta-feira (16/dez), na cidade de Acaraú, da última reunião do ano do Consórcio Público de Manejo dos Resíduos Sólidos da Região do Litoral Norte do Ceará (CPMRS-RLN). Além da gestora de Camocim, participaram presencialmente da reunião o prefeito de Itarema e atual presidente do Consórcio, Elizeu Monteiro; a anfitriã do encontro, Ana Flávia Monteiro, prefeita de Acaraú; Jaime Veras, prefeito de Barroquinha; Betão Souza, prefeito de Martinópole; Kennedy Aquino, prefeito de Uruoca; Lindbergh Martins, prefeito de Jijoca de Jericoacoara; Roger Aguiar, prefeito de Marco; Marcelo Brandão, Secretário de Meio Ambiente, Turismo, Indústria e Comércio do municipio de Cruz; além de técnicos do Consórcio. Virtualmente integraram a reunião prefeitos e representantes dos demais municípios do Consórcio: Bela Cruz, Granja, Morrinhos e Chaval.
No encontro foram aprovadas as duas pautas da reunião: deliberação e aprovação do orçamento do Consórcio para 2022, e a saída do município de Uruoca, que irá integrar o Consórcio de Resíduos Sólidos da macrorregião de Sobral. Também foi confirmada a licitação das 5 primeiras Centrais Municipais de Resíduos (CMR), que beneficiarão Cruz, Jijoca, Marco, Chaval e Bela Cruz, cidades que há mais tempo contribuem financeiramente para o Consórcio. Camocim, Barroquinha, Chaval, Martinópole e Acaraú deverão ter o processo licitatório de suas CMR no início de 2022, já sob novo orçamento.
“Discutimos soluções com objetivo principal de descarte correto do nosso lixo e o cuidado com o meio ambiente. Estamos investindo para que possamos ter nossas estações de separação e tratamento dos resíduos sólidos. É assim, pensando juntos que iremos construir um futuro melhor para o nosso povo!”, detalhou pelas redes sociais a Prefeita de Camocim.
O monumento que dá as boas vindas inexplicavelmente lindo. Foi idealizado para representar as potencialidades Turísticas da cidade. Um conjunto de velas dos barcos de pesca no meio de um espelho d’água, rodeado por uma calçada de pedra portuguesa e com marcadores com os nomes das praias locais, isso em meio a um jardim idealizado com muito bom gosto. A noite esse monumento se enche de cores com uma iluminação especial, quando é evidenciado sua fonte de águas.