Prefeita Betinha recepciona em Camocim reunião do Consórcio de Resíduos Sólidos

IMG-20211213-WA0095
Prefeita Betinha recepciona em Camocim reunião do Consórcio de Resíduos Sólidos

A Prefeita de Camocim, Betinha Magalhães, participou na manhã desta segunda-feira (13/dez) de reunião do Consórcio Público de Manejo dos Resíduos Sólidos da Região do Litoral Norte do Ceará (CPMRS-RLN). Além da anfitriã, a reunião contou presencialmente com o prefeito de Itarema e atual presidente do Consórcio, Elizeu Monteiro; com o prefeito de Barroquinha, Jaime Veras; com o de Martinópole, Betão Souza; e com a zootecnista Ariana Martins, representante da prefeitura de Granja.

Virtualmente, participaram da reunião gestores e representantes dos demais municípios que integram o CPMRS-RLN: Kennedy Aquino, de Uruoca; Lindbergh Martins, de Jijoca de Jericoacoara; Ana Flávia Monteiro, de Acaraú; Netin Moraes, de Bela Cruz; Jonas Muniz, de Cruz; Roger Aguiar, de Marco; Jerônimo Brandão, de Morrinhos; e Sebastião Veras, de Chaval. Como representantes do Consórcio participaram a Advogada dra. Suerda Monteiro, a Superintendente Rosa Monteiro, e o Analista Afonso Alves. Na pauta do encontro estavam a aprovação do orçamento do Consórcio para 2022, e a solicitação da Prefeitura de Uruoca para a saída do grupo. Por questão de logística, a gestão uruoquense pretende integrar o Consórcio da região de Sobral.

“Saúdo a todos os colegas prefeitos que participam dessa reunião tão importante. Os lixões são um problema que não vamos vencer no curto prazo, mas nos organizando chegaremos lá”, abriu a reunião o prefeito e presidente do Consórcio, Elizeu Monteiro. “O objetivo dessa reunião hoje, aqui em Camocim, é conseguirmos dar mais um passo para resolver o problema dos nossos lixões. Temos esperança de, em poucos anos, assistirmos à vitória do Consórcio e ao fim dos lixões, não só aqui em nossa região, mas em todo Brasil”, defendeu a prefeita-anfitriã Betinha Magalhães.

Os técnicos do CPMRS-RLN explicaram que já existem 5 Centrais Municipais de Resíduos (CMR) em licitação: Cruz, Jijoca, Marco, Chaval e Bela Cruz, cidades que há mais tempo contribuem financeiramente para o Consórcio. Para este ano de 2022 estão previstos mais 5 projetos licitatórios, que beneficiarão as cidades de Camocim, Barroquinha, Chaval, Martinópole e Acaraú. “Esses projetos estão prontos, mas o orçamento não cobre a execução de todos. Por isso, no final de janeiro, com o novo orçamento aprovado, licitamos essa segunda leva de municípios”, detalhou a superintendente Rosa Monteiro. “Itarema e Granja foram os últimos municípios a contribuir com o Consórcio, por isso esses dois projetos virão mais à frente”, explicou a advogada Suerda Monteiro.

O CMR é uma ampla instalação de usos diversos com capacidade para tratar resíduos orgânicos, como resto de comida; picotar podas de árvores e madeiras volumosas; triagem de resíduos da construção civil, entre outros. Os parâmetros do Consórcio obedecem à Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Alguns gestores apresentaram dúvidas quanto aos valores relativos à expectativa de arrecadação e despesas. Ficou então decidido pelo Grupo que nova reunião será realizada nesta quinta-feira, 16 de dezembro, às 17 horas, na cidade de Acaraú.

Conheça Também

Praia da Barrinha
Praia da Barrinha

Tem alguma pergunta?

Temos uma equipe especializada para tirar suas dúvidas, entre em contato da forma que achar mais fácil, e-mail, telefone ou pelo canal de ouvidoria.

Amor

Ilha da Testa Branca (Ilha do Amor)

A Ilha da Testa Branca, também conhecida como Ilha do Amor, localiza-se em frente à cidade. Contém manguezais, dunas e praias, os belíssimos espelhos d’água no período das chuvas, sendo muito visitada por banhistas e por apreciadores da culinária regional. O acesso é através de balsas que cruzam o rio Coreaú. Da ilha tem-se uma bucólica visão da cidade, com casas à beira mar, os barcos ancorados próximo à borda da calçada que margeia o rio, as falésias avermelhadas e os coqueirais emoldurados pelo lindo céu azul.