Prefeita Betinha recepciona em Camocim reunião do Consórcio de Resíduos Sólidos

IMG-20211213-WA0095
Prefeita Betinha recepciona em Camocim reunião do Consórcio de Resíduos Sólidos

A Prefeita de Camocim, Betinha Magalhães, participou na manhã desta segunda-feira (13/dez) de reunião do Consórcio Público de Manejo dos Resíduos Sólidos da Região do Litoral Norte do Ceará (CPMRS-RLN). Além da anfitriã, a reunião contou presencialmente com o prefeito de Itarema e atual presidente do Consórcio, Elizeu Monteiro; com o prefeito de Barroquinha, Jaime Veras; com o de Martinópole, Betão Souza; e com a zootecnista Ariana Martins, representante da prefeitura de Granja.

Virtualmente, participaram da reunião gestores e representantes dos demais municípios que integram o CPMRS-RLN: Kennedy Aquino, de Uruoca; Lindbergh Martins, de Jijoca de Jericoacoara; Ana Flávia Monteiro, de Acaraú; Netin Moraes, de Bela Cruz; Jonas Muniz, de Cruz; Roger Aguiar, de Marco; Jerônimo Brandão, de Morrinhos; e Sebastião Veras, de Chaval. Como representantes do Consórcio participaram a Advogada dra. Suerda Monteiro, a Superintendente Rosa Monteiro, e o Analista Afonso Alves. Na pauta do encontro estavam a aprovação do orçamento do Consórcio para 2022, e a solicitação da Prefeitura de Uruoca para a saída do grupo. Por questão de logística, a gestão uruoquense pretende integrar o Consórcio da região de Sobral.

“Saúdo a todos os colegas prefeitos que participam dessa reunião tão importante. Os lixões são um problema que não vamos vencer no curto prazo, mas nos organizando chegaremos lá”, abriu a reunião o prefeito e presidente do Consórcio, Elizeu Monteiro. “O objetivo dessa reunião hoje, aqui em Camocim, é conseguirmos dar mais um passo para resolver o problema dos nossos lixões. Temos esperança de, em poucos anos, assistirmos à vitória do Consórcio e ao fim dos lixões, não só aqui em nossa região, mas em todo Brasil”, defendeu a prefeita-anfitriã Betinha Magalhães.

Os técnicos do CPMRS-RLN explicaram que já existem 5 Centrais Municipais de Resíduos (CMR) em licitação: Cruz, Jijoca, Marco, Chaval e Bela Cruz, cidades que há mais tempo contribuem financeiramente para o Consórcio. Para este ano de 2022 estão previstos mais 5 projetos licitatórios, que beneficiarão as cidades de Camocim, Barroquinha, Chaval, Martinópole e Acaraú. “Esses projetos estão prontos, mas o orçamento não cobre a execução de todos. Por isso, no final de janeiro, com o novo orçamento aprovado, licitamos essa segunda leva de municípios”, detalhou a superintendente Rosa Monteiro. “Itarema e Granja foram os últimos municípios a contribuir com o Consórcio, por isso esses dois projetos virão mais à frente”, explicou a advogada Suerda Monteiro.

O CMR é uma ampla instalação de usos diversos com capacidade para tratar resíduos orgânicos, como resto de comida; picotar podas de árvores e madeiras volumosas; triagem de resíduos da construção civil, entre outros. Os parâmetros do Consórcio obedecem à Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Alguns gestores apresentaram dúvidas quanto aos valores relativos à expectativa de arrecadação e despesas. Ficou então decidido pelo Grupo que nova reunião será realizada nesta quinta-feira, 16 de dezembro, às 17 horas, na cidade de Acaraú.

WhatsApp Image 2021-06-18 at 13.28.22
Praia do Maceió

Maceió

Praia do Maceió

Praia de beleza inigualável e ideal para prática de esportes náuticos como kitesurf e windsurf. As águas calmas e mornas são excelentes para relaxar e esquecer o stress das metrópoles. Nessa praia de fácil acesso os visitantes encontram uma excelente estrutura turística para sua permanência como: pousadas, casas de veraneio, barracas de praia, escola de kitesurf, barracas de praia e artesanato.