Prefeita assina PL que garante piso salarial a Agentes de Saúde e Agentes de Combate a Endemias

A Prefeita de Camocim Monica Aguiar esteve em reunião na tarde desta terça-feira com o Secretário Municipal da Saúde Dr. Fernando Fernandes, o chefe de divisão de epidemiologia Ivanildo Reis, a presidente da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde do Município, Maria Vanuza Teixeira e o Coordenador de Endemias Francisco Setubal, acerca da instituição do piso salarial nacional dos agentes.

O Projeto de Lei foi assinado pela gestora do executivo municipal e encaminhado para a Câmara para apreciação e aprovação. A proposta oriunda da mensagem 8.362, altera a Lei nº 14.101, sendo o projeto de lei federal que fixa o piso salarial nacional, tornando-se uma grande conquista para esses profissionais, que passarão a receber o valor base de R$1.250,00 (Um mil duzentos e cinquenta reais). É um reconhecimento ao relevante trabalho realizado, sobretudo, nas comunidades carentes de todo o Município, fortalecendo o nosso compromisso e o respeito com os agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias. A garantia de piso salarial é uma das prioridades da gestão municipal.

Vale ressaltar que o Ceará é pioneiro na implantação dos Agentes de Saúde e Agentes de Endemias. Na década de 1980 o estado apresentava um problema com relação à mortalidade infantil. O Governo então decidiu investir na experiência dos agentes comunitários de saúde, criando em 1987 a atividade. No decorrer desses anos, pode-se constatar a eficácia dos profissionais. Com o passar dos anos, os agentes de saúde incorporaram diversas outras funções e foram integrados às equipes de saúde da família, na atenção primária de saúde prestada pelos municípios.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Camocim

 

Leitor de Página (BETA)
Pressione Enter para ler o conteúdo da página em voz alta Pressione Enter para pausar ou reiniciar a leitura do conteúdo da página em voz alta Pressione Enter para parar de ler o conteúdo da página em voz alta