Dia do Patrimônio Cultural é celebrado com I Mostra Cultural em Camocim

A Secretaria da Cultura da Prefeitura de Camocim promoveu na última sexta–feira (18), a I Mostra Cultural, em comemoração ao Dia do Patrimônio Cultural, realizado na Pracinha do Amor.

O evento contou com apresentação de teatro do Grupo “Os Tearteiros”, apresentações do grupo de dança da Escola General Campos, solo de balé, do Núcleo de Arte, Educação e Cultura, Maestro Antônio Basílio, exposição e venda de artesanato, apresentação da cantora Cilla Lima, além da exposição de filmes de curta e média metragem homenageando o Patrimônio Histórico Material e Imaterial, Cine João Veras, para o público presente.

 

Dia do Patrimônio Cultural

 

A data é celebrada em 17 de agosto desde 1998, ano do centenário do jornalista, historiador e primeiro presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Rodrigo Melo Franco de Andrade (1898-1969).

Entre 1934 e 1945, período em que Gustavo Capanema era ministro da Educação, Andrade integrou o grupo formado por intelectuais e artistas herdeiros dos ideais da Semana de 1922 e se tornou o maior responsável pela consolidação jurídica do tema Patrimônio Cultural no Brasil.

 

Camocim celebrando o trabalho artístico – cultural

 

Para a Secretária Adjunta da Cultura, Francisca Lusielma, é importante, independente da situação econômica ou social do país, apropriar-se do imenso e singular Patrimônio Cultural que Camocim gerou e integrá-lo à alma artística de seus filhos, é estar entre todos os benefícios de reconhecimento de um berço artístico além da promoção e valorização dos trabalhos  por meio da arte  junto à comunidade em geral.

“Revitalizar a cultura e todos os talentos através da I Mostra Cultural, é o ponto de partida onde os artistas locais apresentam suas linguagens por meio de seus trabalhos”, destacou Eglauber Lima, Superintendente da Cultura.

Prestigiaram o evento, o Deputado Estadual, Sérgio Aguiar, o Secretário Adjunto do Gabinete, Mastrolhano Araújo e a vereadora Maria Iracilda além de todo público em geral.

Leitor de Página (BETA)
Pressione Enter para ler o conteúdo da página em voz alta Pressione Enter para pausar ou reiniciar a leitura do conteúdo da página em voz alta Pressione Enter para parar de ler o conteúdo da página em voz alta