IX Conferência Municipal de Assistência Social é realizada em Camocim

IX Conferência Municipal de Assistência Social é realizada em Camocim

Com o objetivo de avaliar e propor diretrizes para o aperfeiçoamento na implementação da política de Assistência Social no município, a Prefeitura de Camocim, através da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social por meio do Conselho Municipal de Assistência Social, realizou na manhã desta quinta – feira, 27, a IX Conferência Municipal de Assistência Social, no auditório do Instituto Federal do Ceará (IFCE), com a presença da Prefeita Mônica Aguiar e do Parlamentar Estadual, Sérgio Aguiar.

 

IX Conferência Municipal de Assistência Social em Camocim

 

A conferência é uma ferramenta própria de fomento à participação social e uma iniciativa que tem por finalidade democratizar a participação da sociedade nas atividades de planejamento, gestão e controle de uma determinada política ou conjunto de políticas públicas. Trata-se de um momento de reflexão, formação, debate e deliberação, que permite avaliação de ações realizadas anteriormente e o aprofundamento da discussão à respeito dos temas propostos no âmbito das políticas da Assistência Social.

O objetivo geral da IX Conferência Municipal de Assistência Social foi analisar, propor e deliberar, com base na avaliação local, as diretrizes para gestão e financiamento do Sistema Único da Assistência Social (SUAS), reconhecendo a responsabilidade de cada ente federado.

Com o tema: “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS” (Sistema Único de Assistência Social), a IX Conferência Municipal de Assistência Social em Camocim, reafirmou o papel da Assistência Social como política garantidora de direitos e da urgente necessidade de dar visibilidade a esta contribuição para a sociedade, trazendo os usuários dos programas sociais para o centro dos debates e do planejamento da política de Assistência Social.

 

Políticas Públicas

Francisca Joseane, Titular da SEMDESC, esclareceu que o processo de trabalho elaborado pela Secretaria de Assistência Social do Município, bem como, a articulação realizada com os usuários, busca atender as necessidades e carências da comunidade.

A conferencista, Ana Paula Cristovão, que conduziu a palestra magna, através do tema “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS”, destacou: “ A realização desta Conferência é construir posicionamentos de Políticas Públicas para a população e principalmente para as  pessoas ou usuários, que necessitam dos programas sociais. Além disso, estamos promovendo o debate em 4 eixos de trabalho, bem como o enfrentamento das  mais variadas situações sociais além da cobertura de serviços, programas , projetos e benefícios do SUAS”, enfatizou Ana Paula.

A Chefe do Executivo Municipal, Monica Aguiar, destacou a importância do evento para o município de Camocim: “ Quando se fala em Assistência Social, estamos falando, em cuidar de pessoas, e é isso que a Gestão Pública de Camocim vem fazendo, e trabalhando para dar continuidade a esse movimento. Tenho a convicção da seriedade desta Conferência, com a  participação de toda a sociedade aqui presente, gerando assim, um desenvolvimento das ações que são realizadas pela Prefeitura em nossa cidade”, concluiu a Prefeita de Camocim .

Logo após a sua fala, a Gestora Municipal, Monica Aguiar juntamente com o Deputado Sérgio Aguiar, procedeu à entrega de um veículo 0 km ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Camocim, representado pelo Conselheiro Tutelar, Aderaldo Lima, equipamento este, que por sua vez, ajudará mais ainda nos trabalhos executados pelo CMDCA.

O evento contou também  com a participação da Vereadora e Primeira Secretária da Câmara Municipal, Lúcia Melo, dos Secretários,  Matrolhano Araújo,  Adjunto do Gabinete, Maria Helena Trévia, Adjunta da SEMDESC, os militares, Tenente Henrique Pereira, Capitania dos Portos e o Comandante  Anderson Carvalho, do Tiro de Guerra 10-001, além de  representantes não governamentais, técnicos da Assistência Social,  pessoas participantes dos programas sociais do município e ouvintes, interessados nas questões relativas ao assunto abordado na Conferência.

 

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Camocim

Leitor de Página (BETA)
Pressione Enter para ler o conteúdo da página em voz alta Pressione Enter para pausar ou reiniciar a leitura do conteúdo da página em voz alta Pressione Enter para parar de ler o conteúdo da página em voz alta