Profissionais da saúde municipal participam do Programa de Qualificação da Atenção Primária à Saúde – QualificaAPSUS

A Prefeitura de Camocim em parceria com o Governo do Estado do Ceará através da Secretaria Estadual da Saúde (SESA), realizou na última quarta – feira, 05, no auditório da  Escola de Ensino Estadual Professor  Monsenhor Expedito da Silveira, a cerimônia de lançamento do Projeto de Qualificação da Atenção Primária da Saúde – QualificaAPSUS Ceará na Região de Saúde de Camocim, com a presença da Prefeita Monica Aguiar, dentre outras autoridades e profissionais de diversos segmentos da área da saúde.

Com o intuito de subsidiar a reorganização do modelo de atenção, a partir da reestruturação da Atenção Primária de Saúde (APS) nos municípios e, consequentemente, da implantação e implementação das Redes de Atenção à Saúde (RAS), o Projeto QualificaAPSUS Ceará é estratégico para o Estado, na intenção de se alcançar melhores resultados sanitários e econômicos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

O APSUS possibilitará à população o atendimento à saúde com qualidade e resolutividade em todas as regiões do estado, sendo organizada o mais próximo possível das residências dos cidadãos, aumentando a capacidade de respostas às demandas sociais, sanitárias e assistenciais por parte das equipes de APS. Com eficiência e de forma humanizada, as equipes de APS deverão se instituir como um novo paradigma assistencial no setor saúde, produzindo uma mudança em todo o modelo de atenção à saúde no Estado.

 

QualificaAPSUS

 

O Projeto QualificaAPSUS Ceará foi lançado pela Secretaria da Saúde do Estado em janeiro de 2016 com o objetivo de subsidiar a reorganização do modelo de atenção a partir da reestruturação da Atenção Primária nos municípios e, consequentemente, da implantação e implementação das Redes de Atenção (RAS).

As oficinas são intercaladas com a tutoria para a aplicação dos conteúdos teóricos na prática diária das equipes da atenção primária na unidade básica de saúde. Os participantes das oficinas fazem a multiplicação dos conteúdos nos municípios, com o apoio das Coordenadorias Regionais de Saúde (CRES), e atuam como facilitadores na reestruturação da atenção primária. Essas atividades proporcionam instrumentos, ferramentas, tecnologias de planejamento e de organização do trabalho para a qualificação dos profissionais.

 

Adesão dos municípios ao QualificaAPSUS

 

O fator essencial para o desenvolvimento do Projeto QualificaAPSUS Ceará é a adesão dos gestores municipais, através do estabelecimento de uma cooperação técnica com a Secretaria da Saúde do Estado (SESA), pactuada na Comissão Intergestora Regional.

Ao realizarem a adesão, os Prefeitos e o Secretário da Saúde do Estado assinam o Termo de Cooperação Técnica (TCT), formalizando a pactuação dos compromissos entre os gestores municipais e estadual para efetivação do Projeto e o TCT não envolve transferência de recursos, mas de tecnologia para qualificação da Atenção Primária.

 

Saúde Pública de Camocim

 

Profissionais da saúde pública de Camocim estiveram presentes na solenidade, que promoveu a 1° Oficina do QualificaAPSUS com o tema: “Atenção Primária à Saúde: Fundamentos, Gestão e Avaliação da Qualidade”.

“Esse Projeto veio pra somar e para melhorar cada vez mais  o atendimento da população com um acolhimento de qualidade e sem espera, e esta oficina é muito importante para a organização da atenção Primária das Redes de Atenção Básica de Saúde no município”, destacou Girlane Araújo, Coordenadora do Sistema de Vigilância e Alimentação Nutricional de Camocim.

Maria Ione de Sousa, Coordenadora Regional de Saúde a(16° Região) enfatizou a relação das cidades no processo de humanização da saúde: “O papel do Estado hoje, é articular e impulsionar  os municípios para que todos tenham um atendimento de saúde de qualidade, atendendo à demanda de sua população”, lembrou a Coordenadora.

“O município está atuante neste processo de qualificação dos nossos profissionais da saúde, e com isso, com certeza, teremos bons resultados, pois esses técnicos, estarão aperfeiçoando seus conhecimentos, trabalhando no desenvolvimento dos mesmos e dando à população camocinense uma excelência no atendimento das pessoas. Logo, o nosso município, só tem a ganhar com o QualificaAPSUS”, ressaltou Monica Aguiar, Prefeita de Camocim.

Estiveram presentes no evento,  os Secretários Municipais da Saúde, Fernando Fernandes (Camocim),  Márcio Lima (Barroquinha) e Antônio Vitor  Fontinele (Martinopóle), o Coordenador da Unidade de Pronto Atendimento de Camocim (UPA 24H), Emanoel Saraiva e  Jailton Gomes, representante dos Conselhos Municipais de Saúde além do público participante da oficina.

 

 

 

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Camocim

 

 

 

 

 

 

Leitor de Página (BETA)
Pressione Enter para ler o conteúdo da página em voz alta Pressione Enter para pausar ou reiniciar a leitura do conteúdo da página em voz alta Pressione Enter para parar de ler o conteúdo da página em voz alta