Prefeita Monica Aguiar participa das comemorações dos 100 anos do Tiro de Guerra de Camocim

A Prefeita Monica Aguiar, participou da Cerimônia Militar em comemoração aos 100 anos da criação do Tiro de Guerra 10-001 de Camocim. O evento aconteceu terça-feira, 04, na Praça Severiano  Morel com a presença de militares e civis que prestigiaram toda a programação festiva pelo centenário.

 

Tiro de Guerra de Camocim completa 100 anos

 

O Tiro de Guerra 10-001, sediado em Camocim, comemorou em 04 de julho de 2017, 100 anos de criação. Ao longo desse período, recebeu diversas numerações, iniciando com o n° 213 (entre os anos 1917 e 1948), em seguida, recebeu o n°250 (de 1948 a 1979), só a partir de então, recebeu a denominação TG 10-001, que mantém até os dias atuais.

Os Tiros de Guerra são uma experiência brasileira vigente desde o ano de 1902, quando Antônio Carlos Lopes fundou, na cidade de Rio Grande, no Rio Grande do Sul, uma ‘Sociedade de Tiro ao Alvo”, com finalidades militares.

Em 1916, como consequência de um esforço comunitário, essa experiência foi impulsionada pela pregação patriótica de Olavo Bilac, Patrono do Serviço Militar. Atualmente, os Tiros de Guerra são formadores de Reservistas de 2° categoria, sendo regulamentados pela Portaria n° 001-Cmt, de 2 de janeiro de 2002.

Eles têm por finalidade estimular a interiorização e evitar o êxodo rural, constituir-se em pólos difusores dos valores cívicos, esportivos e sociais, em benefício da comunidade local, mediante autorização do Comando Militar de área, atuar na Garantia da Lei da Ordem, na Defesa Territorial e na Defesa Civil.

 

Administração Pública Municipal homenageia TG 10-001

 

As comemorações iniciaram-se na noite de segunda – feira, 03, na Câmara Municipal de Vereadores  que  atendeu o Requerimento do Presidente da Câmara, Kléber Trévia Veras, onde a Câmara Municipal promoveu Sessão Solene para homenagear o Tiro de Guerra 10-001 pela passagem de seu primeiro Século.

Na data de comemoração do Centenário do Tiro de Guerra de Camocim, 04 de julho, a programação se estendeu pela Praça Severiano  Morel, com exposição de materiais de emprego militar e em seguida na base do Quartel do TG 10-001, com presença da Prefeita Monica Aguiar, que é também Diretora do Grupamento. Na ocasião, houve o descerramento da Placa Comemorativa pelo centenário do TG, com os dizeres: “Homenagem da População Camocinense ao Tiro de Guerra 10-001 pela passagem do seu Centenário”. Em seguida, a programação contou com a Formatura do Centenário, tendo a apresentação dos atiradores, contando com diversas autoridades presentes e a comunidade civil que presenciaram os desfiles dos soldados.

“Nesses cem anos, o tiro de Guerra, envolveu-se em todas as campanhas de ajuda à sociedade camocinense, desde o social, passando pela segurança pública e também nas calamidades. A formação do cidadão sempre foi o seu objetivo principal, pois nunca deixamos de trabalhar na formação do caráter da pessoa humana” discursou o  Comandante Anderson Carvalho, Chefe de Instrução do TG local, enfatizando a gratidão por estar na cidade e a disposição em colaborar com a  população.

A Chefe do Poder Executivo e Diretora do TG 10-001, em sua fala, destacou: “ São 100 anos de serviços prestados pelo Exército Brasileiro em nossa cidade através do Tiro de Guerra 10-001, este que vem a ser um  patrimônio nosso e  respeitado por todos nós e principalmente, pelos serviços relevantes, prestados de geração em geração à nossa cidade. Recebendo os jovens, muitas das vezes,  voluntários e com o sonho de servir sua pátria e que quando saem, são notados claramente como grandes cidadãos”, ressaltou a Diretora do TG, destacando a importância dos atiradores no município: “Hoje a turma do centenário tem um papel importante na nossa cidade, é um marco histórico para todos, seja do país, estado ou município, este é o primeiro Tiro de Guerra da região nordeste, e o mesmo, continua aqui, firme e forte, servindo sua pátria amada”, finalizou a Prefeita, mencionando que o Poder Público em parceria com o Exército Brasileiro trabalham juntos para servir a cidade de Camocim.

 

Público presente

Além de civis e militares,  estiveram presentes na Solenidade, o General de Divisão Estevam Cals Theophilo Gaspar de Oliveira, Comandante da 10° Região Militar, Coronel Wilson Rocha Ferreira, Chefe do Estado Maior da 10º Região Militar, Coronel Márcio Roberto Bezerra, Chefe da Seção do Serviço Militar da 10° Região Militar, Tenente Coronel Márcio Ambergt Rosa, Diretor do Parque Regional de Manutenção, Tenente Coronel Marcos André Carvalho e Silva, Chefe da Seção de Tiros de Guerra,  Capitão – Tenente Henrique Pereira, da Capitania dos Portos e os vereadores,  James Barbosa, Maria Iracilda e Lúcia Melo além dos secretários municipais, Mastrolhano Araújo, Adjunto do Gabinete, Elizabeth Gomes, Chefe de Gabinete, Leonardo Frota, Infraestrutura, Benedito Carlos, Esporte e Juventude, Fernando Fernandes, Saúde, Francisca Joseane, Desenvolvimento Social e Cidadania, Rosana Lima, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Lopes, Gestão Administrativa, Cleile Júnior, Ouvidor Municipal e Alexandre Maia, Procurador Geral do Município.

Finalizando o evento, as bandas musicais, Lyra Camocinense e da 10° Região Militar apresentaram em seus repertórios, o pop nacional e internacional, mpb, frevo, forró, samba e rock internacional além de outros estilos musicais que contagiaram todo público presente.

 

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Camocim

Leitor de Página (BETA)
Pressione Enter para ler o conteúdo da página em voz alta Pressione Enter para pausar ou reiniciar a leitura do conteúdo da página em voz alta Pressione Enter para parar de ler o conteúdo da página em voz alta