Prefeitura de Camocim realiza Café da Manhã do Pescador e apóia Procissão Marítima no Dia de São Pedro

A Prefeitura de Camocim através da Secretaria do Turismo e Desenvolvimento Econômico realizou na manhã desta  quinta – feira, 29, o Café da Manhã do Pescador, na data a eles dedicada e em que se celebra a Festa Religiosa de São Pedro Apóstolo, o evento aconteceu na Colônia de Pescadores Z1 de Camocim, destinado aos pescadores camocinenses.

 

Café da Manhã do Pescador

O Café da Manhã do Pescador aconteceu na sua 5ª edição em 2017. Sendo uma festa comemorativa com o intuito de homenagear os bravos trabalhadores do mar.

Símbolos permanentes da maior atividade comercial e cultural de Camocim, os pescadores, celebram a data juntamente com a homenagem ao dia do Protetor ou Padroeiro dos Pescadores: São Pedro.

“São Pedro é reconhecido como exemplo de pescador que dominava com coragem, bravura e sem medo, o mar. Camocim é uma cidade praiana, com muitos pescadores, onde estes profissionais olham para o apóstolo, como sinônimo de força e fé, sendo guiados pelo Santo Padroeiro, nos mares, o local de trabalho desses homens”, declarou Elcimar Aguiar, membro da Renovação Carismática de Camocim.

 

29 de Junho – Dia de São Pedro

Originalmente, São Pedro chamava-se Simão, filho de pescador, contendo uma modesta frota de barcos junto com seu irmão André, além de Tiago e João. Havendo um período escasso da pesca, Simão conheceu Jesus de Nazaré, sendo observado por ele, resultando no chamado: Jesus o nomeou Pedro, que passou a ser um discípulo fiel.

Embora tenha negado o seu mestre por três vezes, Pedro sempre professava sua fé.

São Pedro foi um dos doze apóstolos que acompanharam Jesus Cristo, segundo o Novo Testamento. Na tradição Católica Romana, Pedro foi o primeiro Bispo de Roma, sendo o primeiro Papa da Igreja Católica.

O Dia de São Pedro é comemorado em 29 de junho e é uma das festas juninas mais famosas do Brasil.

 

Procissão de São Pedro

Tradição no município, as procissões marítimas ocorreram pela manhã, envolvendo a comunidade do Maceió, é à tarde, na sede, tendo a participação de milhares de fiéis que acompanharam com seus olhares as embarcações e depois seguiram, em terra , a imagem de São Pedro pela Avenida Beira Mar até  o local da celebração.

A Prefeita Monica Aguiar que esteve presente nos eventos mencionou: “É uma satisfação, dividir este momento de fé, junto com esses profissionais do mar que trazem o peixe para nossas casas, nos alimentando, tendo também em vista, todos os fiéis que seguiram esta procissão, no Dia de São Pedro, ele que foi um discípulo, capaz de defender a sua confiança em Cristo, nosso Senhor”, finalizou Monica Aguiar.

Estiveram presentes os secretários municipais, Ana Paula Lopes, Gestão Administrativa, Rosana Lima, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Jonnes Costa, Pesca Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Mastrolhano Araújo, Adjunto do Gabinete da Prefeita, Elizabeth Gomes, Chefe de Gabinete, os vereadores, César Veras, Lúcia Melo, Nilson Martins, James Barbosa e Edvanilson Oliveira. O Juíz Whashington Frota, Titular da 2° Vara da Comarca de Camocim prestigiou os acontecimentos, juntamente com o Presidente da Colônia de Pescadores  Z-1 de Camocim, Francisco Xavier Filho, além dos devotos e a comunidade em geral.

 

 

 

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Camocim

Leitor de Página (BETA)
Pressione Enter para ler o conteúdo da página em voz alta Pressione Enter para pausar ou reiniciar a leitura do conteúdo da página em voz alta Pressione Enter para parar de ler o conteúdo da página em voz alta