Prefeita Monica Aguiar participa do I Fórum Municipal de Combate à Violência contra o Idoso em Camocim

 

Com o Tema “Rompendo o Silêncio. Silenciar é Compactuar, Denunciar e Cuidar!”, o I Fórum Municipal de Combate à Violência à Pessoa Idosa, foi realizado no auditório do Núcleo de Artes, Educação e Cultura, Maestro Antônio Basílio, na última quarta feira, 21, promovido pela Prefeitura de Camocim, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEMDESC) por meio do Centro de Convivência do Idoso Augusta Viana Melo.

 

Violência contra o idoso

 

Apesar de muitos indicadores positivos, inversamente, a pessoa idosa é vítima de várias  formas de violência. Esta violação dos direitos humanos levou a Organização das Nações Unidas – ONU e a Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa – INPEA instituírem o dia 15 de junho como o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa.

Este fenômeno representa um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Este tipo de agressão envolve pessoas de todas as raças, classes sociais, religiões, escolaridades, etnias e gêneros.

O principal objetivo das ações do dia 15 de junho é criar uma consciência mundial, social e política, da existência da violência contra a pessoa idosa, além de, ao mesmo tempo, disseminar a idéia de não aceitá-la como normal.

 

Prefeitura contra a violência ao Idoso

 

Inicialmente a apresentação do I Fórum de combate à Violência à Pessoa Idosa foi feita pelo Assistente Social do Centro de Convivência do Idoso Augusta Viana Melo, Francisco Adriano. Logo após foram apresentadas as palestras: Aspectos Culturais e Sociais do Envelhecimento, Formas de Violência contra Pessoa Idosa e Sistema de Garantia de Direitos da Pessoa Idosa, ministradas por técnicos da psicologia e assistência social.

A proposta dada pelo Fórum teve por finalidade, promover discussões acerca da Violência contra o Idoso e os mecanismos de prevenção e proteção além da promoção de seus Direitos.

“A gente sabe que a violência contra o idoso é algo que não pode acontecer, tendo em vista os debates e as discussões feitas acerca desse assunto. E por isso, estamos neste momento para discutir e dizer não, a esse tipo de agressão”, declarou Francisca Joseane, secretária da SEMDESC.

“Realmente esse é um momento importante, pois temos que discutir um tema preocupante à nossa sociedade. E, sabemos que hoje, existem muitos idosos sendo oprimidos e calados diante de nossos olhos. A Prefeitura de Camocim quer sim, dar o direito ao idoso, de ser respeitado e com isso, atribuir Políticas Públicas, cuidando e valorizando nossos idosos” declarou a prefeita Monica Aguiar, lembrando da campanha promovida contra a violência da criança e adolescente e enfatizando, a garantia dos idosos serem ouvidos pela administração pública.

Estiveram presentes no evento: Elizabeth Gomes, Chefe de Gabinete, Maria Helena, Secretária Adjunta da SEMDESC, Márcio Mota, Coordenador do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS I), Socorro Martins, Coordenadora do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS II), Maria de Jesus, Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), Shyrley Aragão, Gestora do Cadastro Único, Lusitelma da Cunha, Coordenadora do Centro de Convivência do Idoso Augusta Viana Melo, Joelmir, psicólogo do CREAS, Carolina Veras, Ouvidora da Saúde, Girlane Araújo, Coordenadora do Sistema de Vigilância e Alimentação Nutricional, Beatriz Chaves, Coordenadora de Políticas LGBT e a senhora Jacyra, representando os idosos, além de toda a comunidade que prestigiou e participou ativamente.

 

 

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Camocim

 

 

 

 

 

 

 

 

Leitor de Página (BETA)
Pressione Enter para ler o conteúdo da página em voz alta Pressione Enter para pausar ou reiniciar a leitura do conteúdo da página em voz alta Pressione Enter para parar de ler o conteúdo da página em voz alta