II Reunião do Fórum Regional do Turismo do Extremo Oeste discute ações voltadas aos condutores de trilhas e guias turísticos dos municípios da região

Com o objetivo de discutir a problemática do turismo regional, o Fórum Regional  do Turismo Extremo Oeste (FORTEXO), teve sua segunda reunião, realizada na Plenária Deputado Amadeu Ferreira Gomes na Câmara Municipal de Vereadores do Município de Cruz, na tarde desta quarta – feira, 21 com a presença de representantes do turismo das cidades de Acaraú, Barroquinha, Bela Cruz, Camocim, Chaval, Cruz, Granja, Itarema e Jijoca de Jericoacoara, que compõe o extremo oeste do estado.

O Fortexo é um espaço de discussão voltado  para o desenvolvimento do turismo sustentável do extremo oeste, presidido por Rosana Lima também Secretária do Turismo e Desenvolvimento Econômico (SETUR) de Camocim.

Inicialmente os trabalhos foram desenvolvidos com uma visita técnica feita pelos Secretários de Turismo dos municípios que formam o Fortexo, nas instalações do Aeroporto Regional de Jericoacoara Comandante Ariston Pessoa no município de Cruz que será inaugurado no próximo sábado, 24, quando receberá seu primeiro vôo comercial.

O evento teve como tema principal a Sensibilidade para parceria entre as Associações de Condutores de Trilhas e Guias de Turismo nos municípios de Camocim, Cruz e Jijoca de Jericoacoara para manutenção da sinalização turística, debatendo a concessão aos transportes turísticos e receptivos que irão operar no Aeroporto Regional de Jericoacoara.

A Primeira Dama do município  de Cruz, Maria Inês e os Secretários de Turismo: Marcelo Brandão, Senhor  Djalma, Márcia Maria,  Ricardo Gusso, Senhor  Fernando , Alexandre Bessa, Rosana Lima, das cidades de Cruz, Chaval, Acaraú, Jijoca de Jericoacora, Barroquinha, Bela Cruz e Camocim respectivamente, estiveram presentes no evento.

Kléber Veras, Presidente da Câmara de Vereadores  de Camocim e  o vereador Carlos Dias da cidade  de Cruz, além do Sindicato dos Servidores Municipais de Cruz, Associação dos Condutores de Turismo de Jijoca de Jericoacoara e Camocim, Associação dos Taxistas de Cruz e  comunidades em geral permaneceram atuantes durante as discussões dos temas abordados.

O Secretário da Pesca, Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente  de Camocim, Jonnes Costa também participou do Fórum juntamente com os técnicos do Sebrae – Ceará, Tomás Machado,  Suylan Texeira e o Coronel Paulo Edson, Gerente de Aeroportos do Governo do Ceará que ressaltou a importância da padronização e reconhecimentos dos condutores turísticos na divulgação do turismo nos municípios.

A proposta da reunião foi trabalhar a organização e legalização dos condutores de trilhas e guias turísticos dos municípios de Cruz, Jijoca de Jericoacoara e Camocim, para suas associações, atribuindo à segurança dos turistas, capacitação dos profissionais da área e  retirada de placas danificadas que sinalizam os locais a serem visitados e a parceria para o acordo de cooperação para a gestão do Parque Nacional de Jericoacoara.

“O Fórum, nesta segunda reunião,  abordou vários assuntos em prol do turismo e desenvolvimento econômico da região do extremo oeste. Com isso, disponibilizamos a troca de informações e experiências para o setor turístico das nossas cidades” destacou Rosana Lima, Presidente do Fortexo e Secretária da SETUR Camocim, enfatizando as parcerias para a resolução de pendências ainda vivenciadas no turismo da região.

 

 

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Camocim

 

Leitor de Página (BETA)
Pressione Enter para ler o conteúdo da página em voz alta Pressione Enter para pausar ou reiniciar a leitura do conteúdo da página em voz alta Pressione Enter para parar de ler o conteúdo da página em voz alta