Festival de Quadrilhas e shows musicais farão o encerramento do “Junho Cultural” em Camocim

Durante três noites, a cidade de Camocim  se transformará numa verdadeira cidade junina, com muita dança e o colorido dos 14 grupos que disputarão o XXIX Festival de Quadrilhas Juninas, encerrando assim o Junho Cultural.

O evento, promovido pela Prefeitura de Camocim através da Secretaria Municipal da Cultura (SECULT) com o apoio da Guarda Municipal, Secretaria Municipal da Saúde, Vigilância Sanitária, Associação dos Barraqueiros de Camocim e da Secretaria da Conservação e Serviços Públicos, que ficará responsável pela limpeza do local, durante e após as apresentações, acontecerá na Praça do Ódus nos dias 30 de junho, 1 e 2 de julho.

Festa Junina

Embora sejam comemoradas nos quatro cantos do Brasil, é na região nordeste as festas juninas ganham uma grande expressão. O mês de junho é o momento de se fazer homenagens aos três santos católicos: Antônio de Pádua, Pedro Apóstolo e João Batista.

Festival de Quadrinhas

Atualmente a quadrilha é o ponto alto das festas juninas brasileiras. Ocorrem, principalmente, em escolas, empresas, clubes, associações culturais e Administrações Públicas.

A temática mais comum nas quadrilhas atuais é a do casamento à moda antiga das áreas interioranas do Brasil. Com um tom cheio de comédia e marcado por exageros, o noivo é praticamente obrigado a casar com a noiva, sob a pressão do pai dela e do delegado da cidade.

O XXIX Festival de Quadrilhas de Camocim tem por finalidade valorizar, difundir e incentivar uma das mais populares manifestações culturais do município: A quadrilha junina.

O Festival iniciará suas apresentações dia 30, com o Grupo Teatral “Os TeArteiros”. Em seguida, as quadrilhas se apresentarão e encerrando a noite, os shows musicais de Bruno e Marrone e Felipão. Nos demais dias, as atrações  ficarão por conta de Lagosta Bronzeada, Forró Real, Taty Girl e Avine Vinny.

A Secretária Amanda Coelho (SECULT) afirma que durante os três dias, as famílias camocinenses e visitantes, terão apoio na segurança e infraestrutura: “Este ano, o nosso Festival de Quadrilhas, promoverá às pessoas da cidade e de outras localidades, diversão e muita alegria. Para que isso possa ser o diferencial do evento, a Prefeitura estará disponibilizando uma Unidade Móvel de Saúde e banheiros químicos. Também contaremos com o apoio dos Agentes de Trânsito assim como da Guarda Municipal, além do apoio da Polícia Militar do Estado”, destacou Amanda Coelho, enfatizando também a geração de renda para os trabalhadores das barracas de comidas típicas que estarão em torno das dependências da Praça do Ódus, além de toda a cadeia econômica envolvida no turismo e eventos.

 

Programação Oficial*:

30 de junho (Sexta – Feira)

18:30h – Apresentação do Grupo de Teatro “Os TearArteiros”

19:00h –  Apresentação especial da quadrilha “ Arraiá Coração Junino – CRAS”

 

Categoria Infanto – Juvenil

19:40h – Quadro Estações (Camocim)

20:20h  – Arraiá da Alegria (Camocim)

21:00h –  Luar do Sertão ( Camocim)

21:40h – Saber Viver (Camocim)

Shows Musicais

23:00 – Bruno e Marrone

02:00 – Felipão

 

01 de julho (Sábado)

18:00h – Apresentação especial dos ” Jovens da Melhor Idade”

 

Categoria Adulto

18:45h – Amor Caipira (Meruoca)

19:30h –  Sobral Junino (Sobral)

20:15h – Estrela Junina (Uruoca)

21:00h – Vôo da Asa Branca (Fortaleza)

21:45h – Estrela do Luar (Sobral)

Shows Musicais

23:00h – Lagosta Bronzeada

02:00h – Forró Real

 

02 de julho (Domingo)

Categoria Adulto

18:00h – Flor de Macaboqueira (Granja)

18:45h – Junina Fogo na Palhoça (Morrinhos)

19:30h – Primavera (Camocim)

20:15h –  Beira Lixo (Camocim)

21:00h – Esperança (Camocim)

 

Shows Musicais

23:00h – Taty Girl

02:00h – Avine Vinny

 

Critérios de Julgamento

Quadrilha: Coreografia, evolução, harmonia, animação, figurino e casamento

Marcador: Desenvoltura, liderança, animação e figurino

Rainha (adulto e infanto-juvenil): Animação, desenvoltura e figurino

Princesa (Infanto-Juvenil): Animação, desenvoltura e figurino

Casal de Noivos: Desenvoltura, Interpretação, Animação e figurino

Repertório Musical: Letra, ritmo, relação com o tema e com os festejos juninos

Tema: Criatividade, pesquisa, desenvolvimento, adaptação com os festejos juninos. As Premiações consistirão em troféus e prêmios em dinheiro.

 

*Sujeita a alterações

 

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Camocim

 

 

Leitor de Página (BETA)
Pressione Enter para ler o conteúdo da página em voz alta Pressione Enter para pausar ou reiniciar a leitura do conteúdo da página em voz alta Pressione Enter para parar de ler o conteúdo da página em voz alta