I Conferência Municipal de Saúde das Mulheres de Camocim reúne representantes do poder público e da sociedade civil

I Conferência Municipal de Saúde das Mulheres de Camocim reúne representantes do poder público e da sociedade civil

Prefeita Monica Aguiar participa do evento e reafirma compromisso com a saúde das munícipes

Com o tema: “Saúde das Mulheres: Desafios para a integralidade com equidade”, a Prefeitura de Camocim, através da Secretaria Municipal da Saúde por meio da Coordenadoria da Saúde da Mulher e em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEMDESC) realizou na manhã de terça – feira, 20, a I Conferência Municipal de Saúde das Mulheres de Camocim.
O evento visou a ampliação da mobilização e engajamento do poder público e dos movimentos sociais femininos com a agenda de resistência e de lutas contra qualquer retrocesso, na cultura e na política, pela igualdade de gênero.

Direitos por igualdade de gênero

A Prefeita Monica Aguiar, que participou do evento ressaltou a importância da mulher na sociedade, e argumentou: “Como mulher, mãe, esposa e prefeita desta cidade e participando desta Conferência que fortalece a todas nós. Fortalecemos assim, uma política de governo, focada nas próximas gerações, para que elas possam no futuro, também discutir essa temática dentro do nosso município em busca da construção de constantes avanços nesta área”, destacou a prefeita, acrescentando: “Nós, que cuidamos da casa, do trabalho, precisamos estar unidas, para sermos a célula máxima da família de Camocim”, finalizou Monica Aguiar que garantiu o compromisso da Gestão Administrativa com a saúde do município.

Maria Ione de Sousa, Coordenadora Regional de Saúde (16° CREAS) em discurso, falou: “Nosso papel de mulher é de imensa luta. E hoje, estamos nesse movimento histórico aqui em Camocim, dando a oportunidade de buscarmos aquilo que nos é de direito, que é a igualdade de gênero na sociedade”, encerrou a Coordenadora.

O eixo principal da Conferência é a promoção na melhoria das condições de vida e saúde das mulheres, mediante a garantia de direitos legalmente constituídos e a ampliação do acesso aos meios e serviços de assistência, prevenção e recuperação da saúde em todo território. Contribuindo assim na redução da morbidade e mortalidade feminina, especialmente por causas evitáveis, em todos os ciclos de vida e nos diversos grupos populacionais, sem discriminação de qualquer espécie, tais como: racismo, desigualdades étnico-raciais e racismo institucional, discriminação por orientação sexual e identidade de gênero/preconceito e estigma social, entre outros problemas que afetam a integridade feminina no meio social.

Homenagens

Durante a solenidade, placas com os dizeres “A bravura, o empoderamento da mulher, a garra e as conquistas do universo feminino estão representadas em você!” foram entregue às mulheres participantes do evento, que trabalham e lutam pela conquista feminina no convívio social, seja do poder público, privado ou familiar.

O evento promovido no auditório do Instituto Federal do Ceará (IFCE) – Campus Camocim, reuniu diversos segmentos sociais e órgãos públicos da cidade, tais como os Secretários Municipais: Fernando Fernandes (Saúde), Francisca Joseane (SEMDESC), Ana Paula (Gestão Administrativa), Amanda Coelho (Cultura), Rosana Lima (Turismo e Desenvolvimento Econômico), Elizabete Magalhães (Educação), Jonnes Costa (Pesca, Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) e a Chefe de Gabinete, Elizabeth Gomes. O Presidente da Câmara de Vereadores, Kleber Veras e os vereadores, James Barbosa e Lúcia Melo também prestigiaram a solenidade, além de profissionais da área da saúde, educação, movimentos sociais e integrantes da sociedade civil.
Dando continuidade nos trabalhos, Iranir Maria Morais, ex Conselheira Estadual da Saúde, palestrou na Conferência destacando as conquistas alcançadas pelas mulheres e a luta incessante que deve prosseguir na busca desses direitos.

Logo após foram formados grupos de trabalho que apresentaram em plenária as principais demandas dos diversos segmentos sociais. Ao término do evento foram escolhidos os delegados que irão representar o município na Conferência Nacional da Saúde.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Camocim

Leitor de Página (BETA)
Pressione Enter para ler o conteúdo da página em voz alta Pressione Enter para pausar ou reiniciar a leitura do conteúdo da página em voz alta Pressione Enter para parar de ler o conteúdo da página em voz alta