Segunda Edição da Feira da Agricultura Familiar atrai visitantes e moradores de Camocim

A II Feira da Agricultura Familiar promovida pela Prefeitura de Camocim através da Secretaria da Pesca, Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente (SEPARHMA) com apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (EMATERCE) e Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares de Camocim foi realizada na manhã desta sexta – feira, 16, na Praça da Matriz, com produtos fornecidos por agricultores camocinenses, sem o uso de agrotóxicos, diretamente para os consumidores.

Agricultura Familiar

Entende-se por Agricultura Familiar o cultivo realizado da terra por pequenos proprietários rurais, tendo, como mão de obra, essencialmente, o núcleo familiar, em contraste com a agricultura patronal, que utiliza trabalhadores contratados, fixos ou proprietários, em propriedades médias ou grandes.

Serviços

A Feira teve o objetivo de promover e gerar negócios para os agricultores familiares por meio da divulgação e comercialização de seus produtos e na troca de experiência entre seus participantes.
O evento reuniu uma diversidade de produtos da agricultura familiar sem o uso de produtos químicos em suas lavouras. Sendo comercializadas frutas, verduras, hortaliças e legumes além de farinhas d’água e tapioca, doces de frutas, mel, cajuína, bolos, produtos artesanais feitos pelos próprios agricultores e aves.
O público que passava pelo local apreciou a variedade de opções de compra, obtendo a possibilidade de adquiri-los por preços mais acessíveis.
O Secretário da SEPARHMA, Jonnes Costa, enfatizou a importância da Feira: “É uma satisfação estar junto com os agricultores da cidade, podendo despertar neles, o empreendedorismo rural,” e ainda destacou as parcerias para o sucesso do Projeto: “O apoio e incentivo da prefeita Monica Aguiar na realização deste evento, mostra a seriedade da Gestão Pública em acreditar na Agricultura Familiar do município para o reconhecimento do trabalhador rural” , finalizou o secretário, ressaltando o apoio dos colaboradores: Ematerce, Banco do Nordeste, Câmara de Vereadores e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Camocim.
“A oportunidade de vender direto para o consumidor, é muito bom pra nós agricultores, que plantamos e cuidamos dessas hortaliças, legumes, verduras e frutas. É saber que não só a gente do campo e sim, famílias de outras regiões, poderão ter a possibilidade de consumir algo totalmente orgânico, sem terem a preocupação de fazer mal a saúde de quem consome”, enfatizou José Ferreira, agricultor do Assentamento Cedro.
Durante a exposição da II Feira da Agricultura Familiar, prestigiaram o evento: o Secretário Adjunto do Gabinete, Mastrolhano Araújo, os vereadores: Kléber Veras, Presidente da Câmara, José Ferreira e Edvanilson Oliveira e o Coordenador da Unidade do Agro Amigo do Banco do Nordeste, Senhor Romário além da comunidade que interagiu na aquisição dos produtos.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Camocim

Leitor de Página (BETA)
Pressione Enter para ler o conteúdo da página em voz alta Pressione Enter para pausar ou reiniciar a leitura do conteúdo da página em voz alta Pressione Enter para parar de ler o conteúdo da página em voz alta