Missa e Procissão marcam feriado de Corpus Christi em Camocim

Missa e Procissão marcam feriado de Corpus Christi em Camocim

A comunidade cristã camocinense reuniu-se no final da tarde e noite desta quinta-feira, 15, para a celebração religiosa de Corpus Christi. O evento, um dos mais aguardados pelos católicos, celebra o Corpo e o Sangue de Cristo que aconteceu simultaneamente, nas Paróquias: Bom Jesus dos Navegantes e São Francisco.

Origem

A Festa de Corpus Christi surgiu no séc. XIII, na diocese de Liège, na Bélgica, por iniciativa da freira Juliana de Mont Cornillon, (†1258) que recebia visões nas quais o próprio Jesus lhe pedia uma festa litúrgica anual em honra da Sagrada Eucaristia.

Corpus Christi

A Festa de “Corpus Christi” é a celebração em que solenemente a Igreja comemora o Santíssimo Sacramento da Eucaristia. Sendo o único dia do ano que o Santíssimo Sacramento sai em procissão às ruas.
Nesta comemoração os fiéis agradecem e louvam a Deus pelo inestimável dom da Eucaristia, na qual o próprio Senhor se faz presente como alimento e remédio da alma. Nela está contido todo o tesouro espiritual da Igreja, o próprio Cristo.

Celebração

Na Igreja – Matriz do município, a celebração eucarística foi presidida pelo Pároco, Padre Evaldo e concelebrada por Pe. Sebastião. Logo após, os fiéis, acompanharam os religiosos que conduziram o Santíssimo Sacramento pelas ruas do centro da cidade até a Capela do Cruzeiro, onde foi dada a bênção final.
“A festa de Corpus Christi, representa pra nós católicos a importância de Jesus ao celebrar a última ceia para seus discípulos, representando seu Corpo e Sangue. Logo, esse momento, mostra o auge na nossa fé cristã. Levando-nos, a contemplarmos a grandeza de Deus no meio do seu povo, caminhando com ele”, destacou Elcimar Aguiar, membro da renovação Carismática Católica.
Ao término do evento, Padre Evaldo agradeceu à Administração Municipal de Camocim pelo apoio através da Guarda Municipal e Superintendência de Trânsito que garantiram a segurança dos devotos.
O sacerdote também parabenizou aos atiradores do Tiro de Guerra 10-001 por auxiliarem na caminhada, tendo cumprimentado aos integrantes do grupamento na pessoa do Sargento Anderson Carvalho e assegurou que o feriado, além de ter atraídos muitos fiéis, foi um dia, no qual, sentimentos de paz e harmonia puderam ser manifestados por todos.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Camocim.

Conheça Também

Praia do Guriú
Praia do Guriú

Tem alguma pergunta?

Temos uma equipe especializada para tirar suas dúvidas, entre em contato da forma que achar mais fácil, e-mail, telefone ou pelo canal de ouvidoria.