Semana contra o Trabalho Infantil em Camocim busca conscientizar a população

Evento teve início com a posse da COMPETI em Camocim

A Prefeitura de Camocim por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEMDESC) nomeou a Comissão de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil –COMPETI na última sexta – feira, 09, na sede da SEMDESC, abrindo os trabalhos da Semana contra o Trabalho Infantil.
Estiveram presentes durante a solenidade, os secretários Benedito Carlos, Esporte e Juventude, Francisca Joseane, (SEMDESC), Maria Helena, secretária adjunta (SEMDESC) e a chefe de gabinete, Elizabeth Gomes, o senhor José Carlos Brito, representante do Ministério do Trabalho e Emprego e demais profissionais da área da saúde, esporte, meio ambiente, turismo, educação, trabalhadores rurais, servidores dos Centros de Referência de Assistência Social, CRAS e CREAS, além de membros do Sindicato dos Trabalhares Rurais de Camocim , Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Coordenadoria das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – AEPETI.

O Dia Mundial contra o Trabalho Infantil é celebrado anualmente em 12 de junho, tendo como objetivo, alertar a comunidade em geral e os diferentes núcleos do governo sobre a realidade do trabalho infantil, uma prática que se mantém corriqueira em diversas regiões do Brasil e do mundo.
Esta data foi criada por iniciativa da Organização Internacional do Trabalho, uma agência vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU), em 2002.
Em Camocim, diversas campanhas e programas que visam erradicar o trabalho infantil foram divulgados durante a semana, através das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI) e dos demais setores da Assistência Social do Município, com o apoio da sociedade civil.
A Secretária Francisca Joseane (Aninha) ressaltou que: “Lugar de criança é na escola e não trabalhando. Com a ajuda da Comissão (COMPETI), a Secretaria terá mais controle na luta pela erradicação do trabalho infantil”, concluiu a gestora.
Maria Helena, secretária adjunta da SEMDSEC, destacou: “Este trabalho é do município e a gente, como técnicos, viabiliza a gestão junto com a sociedade por essa erradicação e com esse intuito, todos saem ganhando”, finalizou a adjunta.
“Uma sociedade que aceita o trabalho infantil, é uma sociedade que anda para trás, sem perspectivas de melhores dias, sem o progresso de nossas crianças, de nossas famílias e da nossa população”, concluiu Dainara Sousa, Coordenadora do AEPETI.
As Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil –AEPETI, compreende trabalhos das políticas públicas intersetoriais, em conjunto com os atores que compõem a rede de prevenção e erradicação do trabalho infantil no território, nos estados e nos municípios.
A posse da Comissão Municipal de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil – COMPETI levou em destaque o Anexo Único do Decreto n° 0102001/05, de 02 de janeiro de 2005, que trata da nomeação dos membros titulares, com seus respectivos suplentes:

ANEXO ÚNICO DO DECRETO N° 0102001/05

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania – SEMDESC

Coordenadoria das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – AEPETI:
Titular: Dainara Pereira de Sousa
Suplente: Marcila Oliveira

Centro de Referência da Assistência Social – CRAS
Titular: Meidislavia Alves de Sá
Suplente: Neurizangela do Nascimento Ferreira

Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS
Titular: Fernanda de Sousa Alves
Suplente: Talita Nascimento Marques

Vigilância Socioassistencial:
Titular: Nilrene Oliveira Lúcio
Suplente: Lucas Samuel dos Santos

Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA
Titular: Rita Rodrigues Pereira
Suplente: Valdete Beviláqua Moreira

Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS:
Titular: Francisco Adriano da Silva Sousa
Suplente: Edileuza Ferreira Marques

Secretaria Municipal da Pesca, Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente – SEPARHMA:
Titular: Luzia Pereira do Nascimento
Suplente: Bruna Silva Farias

Secretaria Municipal de Saúde
Titular: Graziele de Almeida Oliveira
Suplente: Ana Zélia Morais

Secretaria Municipal de Esporte e Juventude
Titular: José Gerivaldo de Vasconcelos
Suplente: Eugenia Maria Carvalho Rocha

Secretaria Municipal de Educação:
Titular: Francisco Igor Alves Monteiro
Suplente: Francineuda dos Santos Monteiro.

Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico
Titular: Francisca Leôncio de Araújo Rocha
Suplente: Raimara Araújo do Nascimento

Ministério do Trabalho e Emprego
Titular: Patrícia Melo da Costa
Suplente: José Carlos Silva Brito

Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Camocim:
Titular: Pedro Ronaldo Lira de Oliveira
Suplente: Antonio Valclécio Ferreira Rios

Na data em que é lembrado o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, 12 de junho, uma blits informativa foi realizada na Praça José Ximenes com a finalidade de conscientização e mobilização social, com divulgação de informações sobre essa situação ainda existente em várias partes do país.

Problema mundial

De acordo com dados da UNICEF, estima-se que aproximadamente 168 milhões de crianças sejam vítimas de trabalho infantil em todo o mundo. Segundo a Organização Internacional do Trabalho, cerca de 20 em cada 100 crianças começam a trabalhar a partir dos 15 anos.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Camocim

Leitor de Página (BETA)
Pressione Enter para ler o conteúdo da página em voz alta Pressione Enter para pausar ou reiniciar a leitura do conteúdo da página em voz alta Pressione Enter para parar de ler o conteúdo da página em voz alta