Unidade Móvel Amigo do Peito inicia os trabalhos de mamografia digital em Camocim

Foi iniciada nesta segunda–feira, 29, a Campanha Amigo do Peito, uma ação realizada pela Prefeitura de Camocim, através da Secretaria da Saúde, por meio da Coordenadoria da Saúde da Mulher, em parceria com o Ministério da Saúde. Atendendo a demanda de pacientes que esperam pelo exame de mamografia, enfatizando o rastreamento do câncer de mama e seu diagnóstico precoce.

O evento de abertura dos trabalhos, que aconteceu ao lado da sede da Administração Municipal, recebeu autoridades municipais, entre eles a Prefeita Monica Aguiar, o Deputado Estadual Sérgio Aguiar, Elizabeth Gomes, Chefe de Gabinete, Mastrolhano Silva, Secretário Adjunto de Gabinete, Fernando Fernandes, Secretário Municipal da Saúde, Leonardo Frota, Secretário da Infraestrutura, Francisca Josiane, Secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Cleile Júniro, Ouvidor municipal, Alexandre Rodrigues, Procurador Geral do Município, Benedito Carlos, Secretário de Esporte e Juventude, Antônio Emanuel de Sousa, Secretário da Conservação e Serviços Públicos, Rosana Lima, Secretária do Turismo e Desenvolvimento Econômico, Jonnes Costa, Secretário da Pesca, Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente e  Ana Paula Lopes, Secretária de Gestão Administrativa. Os vereadores: Ismael Jorge, Oliveira, José Ferreira (Zezinho da rádio), Lúcia Melo, Maria Iralcilda, vereadora líder da bancada da Prefeitura, e o Presidente da Câmara, Kleber Veras, a Coordenadora da Saúde da mulher, Ana Zélia Moraes e sociedade em geral, que prestigiaram a solenidade, aguardando os atendimentos de saúde, na Unidade Móvel Amigo do Peito.

O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres. É uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Para a prevenção, a Prefeitura de Camocim, oferece o acompanhamento com exame de mamografia bilateral, para obtenção de uma qualidade de vida melhor.

 

Superação de vida

 

Maria de Fátima Brito, moradora do bairro Coqueiros, contou em seu depoimento que, tendo descoberto precocemente o câncer de mama, passou por todas as etapas de quimioterapia  e radioterapia, chegando à cura da doença: “Devemos fazer a mamografia, é o primeiro ato de cuidado, e não é difícil, pois uma vez encontrado o nódulo,  temos que seguir adiante e enfrentar o problema com esperança e fé, deixando de lado o desespero”, enfatizou a camocinense, agora curada da doença, lembrando também a valorização do tratamento médico com antecedência. Maria de Fátima ainda citou o apoio dado pela Gestão Municipal acerca do assunto: “A Prefeitura de Camocim, através desta unidade móvel está dando todo suporte para nós mulheres e com isso, estamos sendo assistidas pela Administração que, além disso, nos auxilia com o transporte pra fazermos nosso tratamento na cidade de Fortaleza, quando necessário.

“Só essa ação, já garante e evita vários problemas com as nossas mulheres. A gente sabe que o câncer de mama, tratado logo de início, tem quase 100% de chance de cura e esse Projeto, trazido pela Prefeitura de Camocim, registra uma demonstração de amor e carinho ao gênero feminino, afirmou o Secretário Municipal da Saúde, Fernando Fernandes.

A Prefeita Monica Aguiar, lembrou da importância do tratamento contra o câncer de mama: “Essa é uma ação que salva vidas e agradeço em especial a todas as mulheres aqui presentes. Fazer este exame é um desafio, pois muitas de nossas mulheres têm o preconceito. E, esse medo, muitas das vezes assombra o universo feminino, pois existem perdas, mas também há vidas sendo recuperadas”, salientou a gestora.  Fazendo referencia na desvalorização desse receio: “A gente precisa desmitificar este fato que coloca em risco a vida de uma pessoa e demonstrar que isso tudo, é o cuidado, e uma atitude voltada à mulher com apreço e carinho. Esse é o primeiro passo para o acolhimento, as mulheres precisam estar cientes que o tratamento correto faz com que a cura, exista”, lembrou a Prefeita, afirmando que: “A administração da nossa cidade, está de braços abertos para cuidar de todas as mulheres no que for preciso, e esse equipamento móvel é a oportunidade de um possível diagnóstico com prevenção”.

O objetivo do Projeto Amigo do Peito se define numa ação preventiva do câncer de mama no município, através da realização do exame de mamografia bilateral, que consiste numa radiografia das mamas feita por um equipamento de raios x, chamado mamógrafo, capaz de identificar alterações suspeitas. Além disso, visa orientar a comunidade, estimulando a participação das mulheres no cuidado com a saúde.

 

Atendimento na Unidade Móvel

 

Período: 29 de maio à 03 de junho

Local: ao lado do prédio da Prefeitura

Horário: 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Faixa etária: mulheres a partir dos 50 anos até os 69 anos de idade

 

Documentos necessários

 

RG, comprovante de residência, cartão do SUS e requisição da mamografia assinada e carimbada pelo profissional de atendimento do Posto de Saúde, onde são realizados os procedimentos médicos da paciente.

A Campanha se estenderá até o mês de dezembro de 2017, com novas vindas da Unidade Móvel Amigo do Peito. Objetivando alcançar em média, três mil mulheres camocinenses na faixa etária de 50 a 69 anos.

 

 

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Camocim

 

Leitor de Página (BETA)
Pressione Enter para ler o conteúdo da página em voz alta Pressione Enter para pausar ou reiniciar a leitura do conteúdo da página em voz alta Pressione Enter para parar de ler o conteúdo da página em voz alta