Câmara inicia “Legislativo Cultural” homenageando Mauro Viana

Câmara inicia “Legislativo Cultural” homenageando Mauro Viana

A Câmara de Vereadores de Camocim realizou na manhã desta segunda – feira, 08, Dia do Artista Plástico, a abertura do Projeto Legislativo Cultural – Personalidades com a Exposição “In Memoriam” de Mauro Viana, iniciativa do Poder Legislativo, instalando uma mostra em homenagem ao Artista Plástico camocinense, Mauro Viana.  O objetivo do Legislativo Cultural é valorizar todos os artistas de todas as áreas, preservando a história da cultura da cidade de Camocim . O ato de abertura da Exposição teve a presença dos vereadores, James do Peixe, Oliveira da Pesqueira e Lucia Melo. Também estiveram presentes o Presidente da Academia Camocinense  de Ciência , Artes e Letras (ACCAL), Romilson Lopes, Raimundo Neto, irmão de Mauro Viana, a Secretária da Cultura (SECULT), Amanda Coelho e o Superintendente de Arte e Cultura, Eglauber Lima que prestigiaram as obras do homenageado.

“Estamos aqui homenageando nosso grande amigo, o Maurinho, com muito prazer. Pra mostrar um pouco de seus trabalhos, premiados pelo mundo  afora. Não deixando de enfatizar que a Câmara de Vereadores está de portas abertas à população para conhecer essa nossa iniciativa do Legislativo Cultural”, lembrou o presidente da Câmara, vereador Kleber Veras. Na oportunidade, o edil falou sobre o projeto: “É uma forma de abrir a casa do povo, aproveitando a cultura do nosso município, nesta etapa, na pessoa de Mauro Viana”, acrescentou.

Romilson Lopes, Presidente da ACCAL, destacou a importância do artista: “Falar sobre o Mauro é muito simples, é um expoente da arte camocinense, nacional e internacional. Altamente criativo e crítico, percorrendo vários estilos no mundo da pintura, o que lapidou seu próprio trabalho”.

A iniciativa pioneira sobre o artista plástico, lembrado pela Câmara de Vereadores, foi discutida pelo Superintendente da Cultura, Eglauber Lima: “A Câmara está de parabéns por esse projeto unânime, referenciando Mauro Viana, que deixou um legado com seus traços, desenhos e cores para a cidade, expressando suas emoções, críticas e atribuições na maneira de ser, dizendo que o artista tem vez e voz”, citando que Camocim existe nesse mundo globalizado.

“Esse evento é de grande importância, partindo do Poder Legislativo, levando a casa do povo ao povo, permitindo que a população possa visitar o espaço criado para Mauro Viana” ressaltou a vereadora Lúcia Melo, destacando o quadro de São Francisco, produzido pelo artista, enfatizando as expressões do pintor ao desenhar a natureza da cidade.

A Secretária da Cultura, Amanda Coelho, mencionou o apoio dado pela Prefeitura: “A Prefeita Mônica Aguiar, sempre incentiva a cultura do município. Sendo parceira nesses projetos, dando assistência através da SECULT na Exposição em  memória de Mauro Viana”, finalizou.

 

VISITAÇÃO ABERTA

A Exposição “In Memoriam” Mauro Viana está aberta à visitação do público no Plenário Deputado Murilo Aguiar, na Câmara Municipal de Camocim. No horário de 08h30 às 15h30, diariamente, até sexta-feira, 12, com a realização de Sessão Solene em homenagem ao artista, às 19h.

 

Ascom

Prefeitura de Camocim

Leitor de Página (BETA)
Pressione Enter para ler o conteúdo da página em voz alta Pressione Enter para pausar ou reiniciar a leitura do conteúdo da página em voz alta Pressione Enter para parar de ler o conteúdo da página em voz alta