Camocim obtém destaque no Encontro Estadual de Gestores Municipais sobre Políticas Públicas da STDS

A prefeita de Camocim, Monica Aguiar e a secretária municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, Francisca Joasiane, juntamente com prefeitos e secretários de Assistência Social e de Trabalho de cerca de 180 municípios cearenses, estão participando do Encontro Estadual de Gestores Municipais sobre Políticas Públicas coordenadas pela STDS, nesta segunda e terça-feira, 13 e 14 de fevereiro, no Ponta Mar Hotel, em Fortaleza. A abertura do seminário foi feita pelo secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social do Ceará, Josbertini Clementino, e contou com a presença da primeira-dama do Estado, Onélia Leite de Santana. O evento reúne gestores municipais com o objetivo de fortalecer a interlocução entre Estado e municípios, contribuindo para a efetivação das políticas públicas em todo o Ceará.

2 Encontro STDS prefeita Monica, secretária SEMDESC Josiane e técnica Alice Holanda Furtado Fortaleza Fev 2017

Prefeita Monica Aguiar, secretária SEMDESC Fca Josiane e a técnica Alice Holanda Furtado

Segundo o secretário Josbertini: “Esse é um momento valoroso e determinante para os próximos anos, é um momento de reforçar nosso compromisso com a intersetorialidade. O foco de todos nós é garantir o pleno funcionamento das políticas públicas em cada canto do Ceará e o acesso do nosso povo aos programas e projetos de maneira efetiva. E é a partir dessa troca de ideias que tornaremos a gestão pública mais eficaz no Estado.” Durante o seminário haverá exposição da agenda de trabalho da Pasta.

3 Encontro STDS secretária Josiane SEMDESC e secretário Josbertini Clementino Fortaleza Fev 2017

Secretária da SEMDESC de Camocim, Fca Josiane e o secretário da STDS Josbertini Clementino

Parcerias

“Queremos articular com os gestores para que possam parceirizar com nosso governo e para que possamos descentralizar as ações de Qualificação Profissional, Assistência Social, Artesanato, Segurança Alimentar, bem como ações do Empreendedorismo, fazendo chegar sempre os melhores serviços à população”, apontou o secretário Josbertini. Durante os dois dias de encontro, no qual estão participando cerca de 400 pessoas, serão apresentadas ações de cada um dos eixos de atuação da STDS.

1 Encontro STDS prefeita Monica e secretária SEMDESC Josiane Fortaleza Fev 2017

Prefeita Monica Aguiar e a secretária da SEMDESC de Camocim Fca Josiane

No primeiro dia de atividades, foram apresentados painéis sobre o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil, além de exposições sobre as políticas do Trabalho, Empreendedorismo, Artesanato, além do Proares e do Programa Mais Infância. O segundo dia do encontro contará com painéis sobre Gestão do SUAS, Proteção Social Básica, Segurança Alimentar e Nutricional, Proteção Social Especial e Gestão Orçamentária e Financeira do SUAS.

Durante o primeiro dia do evento, o município de Camocim recebeu, das mãos do secretário Josbertini Clementino, um certificado em reconhecimento pela elaboração do Plano Municipal de Atendimento Socioeducativo em Meio Aberto, realizadas pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, através da Coordenadoria de Proteção Social Especial, com o apoio do PROARES – Programa de Apoio às Reformas Sociais do Ceará. Em todo o Ceará, apenas 12 municípios receberam este certificado.

4 Encontro STDS Certificado Fortaleza Fev 2017

Certificado recebido por Camocim só foi obtido por 12 municípios do Ceará

 

Programação:

13 de fevereiro (segunda-feira)

8h – Credenciamento

9h – Mesa deAbertura: STDS; Aprece; Coegemas; Ceas; Cedi; Cedca; Conseas e CET

9h30 h – Mesa: Secretário e Coordenadores

  • Apresentação das Políticas Públicas coordenadas pela STDS

Expositor: Josbertini Virgínio Clementino – Secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social do Ceará

  • Apresentação do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil – (MROSC) e as especificidades no âmbito do Sistema Único da Assistência Social.

Expositora: Danielle Oliveira – Assessora Jurídica da STDS

*Coordenadora da mesa: Célia Melo

11h30 – Debate

12h30 – Almoço

14h – Painel das Políticas Públicas coordenadas pela STDS

  • 14h – Mais Infância;

  • 14h40 – Trabalho;

  • 15h20 – Proares;

  • 15h50 – Empreendedorismo;

  • 16h20 – Artesanato.

17h – Encerramento do dia

14 de fevereiro (terça-feira)

8h30 – Painel das Políticas Públicas coordenadas pela STDS (02 grupos)

  • 8h30 – Gestão do SUAS

  • 9h30 – Proteção Social Básica

  • 10h30 – Segurança Alimentar e Nutricional

11h30 – Almoço

13h30 – Painel das Políticas Públicas coordenadas pela STDS

  • 13h30: Proteção Social Especial (02 grupos)

  • 15h00: Gestão Orçamentária e Financeira do SUAS

16h30 – Avaliação / Encerramento.

Com informações da Assessoria de Comunicação e Eventos
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS/CE

http://www.stds.ce.gov.br/index.php/noticias/1255/1255

http://www.ceara.gov.br/sala-de-imprensa/noticias/19399-politicas-publicas-177-gestores-municipais-confirmados-em-encontro-da-stds

Leitor de Página (BETA)
Pressione Enter para ler o conteúdo da página em voz alta Pressione Enter para pausar ou reiniciar a leitura do conteúdo da página em voz alta Pressione Enter para parar de ler o conteúdo da página em voz alta