CAMOCIM CONQUISTA SELO UNICEF – EDIÇÃO 2013-2016

O município de Camocim recebeu, pela 2ª vez e após 16 anos, a certificação do SELO UNICEF EDIÇÃO 2013-2016. A primeira conquista foi na Edição do ano 2000, que tinha como prefeito o atual Deputado Estadual Sérgio Aguiar e como Secretária de Assistência Social e Articuladora do Selo UNICEF a atual Prefeita, Monica Gomes Aguiar. Nesta edição, referente aos anos 2013-2016, a Articuladora do Selo UNICEF é a Assistente Social Ricardina Oliveira Parente Silva.

Empolgada com mais esse reconhecimento ao êxito de sua gestão, desta vez de caráter internacional, a prefeita Monica Aguiar declarou: “Foram quatro anos de muito trabalho para garantir o direito a saúde, educação, proteção e participação social às crianças e adolescentes. Nesta luta tivemos um excelente trabalho intersetorial das Secretarias de Desenvolvimento Social e Cidadania; Educação; Saúde; Infraestrutura, Turismo e Esporte, Setor de Comunicação, Pastoral da Criança, NUCA, CMDCA e Conselho Tutelar que integram, através de representantes, a Comissão Intersetorial pelos Direitos da Infância e Adolescência. É uma grande alegria ver que nossos esforços pela nossa juventude foram reconhecidos.”

O Selo “Município Aprovado” concedido pelo UNICEF (sigla para Fundo das Nações Unidas para a Infância, em inglês “United Nations Children’s Fund” e é uma agência das Nações Unidas), Edição 2013-2016 é um reconhecimento internacional que o município de Camocim conquistou pelo resultado dos seus esforços na melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes, mostrando que Camocim avançou na direção da redução das desigualdades sociais e na garantia dos direitos das crianças e adolescentes. Segundo Ricardina Oliveira, Articuladora do Selo UNICEF na cidade: “Conquistamos pela 2ª vez em nossa história este reconhecimento, após tantos anos sem o município receber esta importante certificação, tivemos novamente o mérito, após concorrer com 31 municípios no Grupo I, destes, apenas 16 conseguiram a certificação, pois os municípios do estado do Ceará que estavam concorrendo ao Selo foram divididos em 5 Grupos, sendo  vencedores 82  municípios. Vale ressaltar, que os municípios foram avaliados a partir de três eixos: Impacto Social, Gestão de políticas Públicas e Participação Social.”

A entrega do Selo será realizada em data e local a serem informados pelo UNICEF. Os municípios aprovados receberão um troféu, um certificado e a autorização para utilizar a logomarca do Selo UNICEF Município Aprovado, uma chancela que revela a qualidade do trabalho realizado pela cidade em prol das crianças e adolescentes. O articulador local e um representante do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA) também recebem um certificado de reconhecimento.

Também empolgada com a notícia, a Secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho e Cidadania de Camocim, Elizabete Libório afirmou: “esta certificação é muito importante para o município, pois é um reconhecimento internacional que nos dará uma ótima visibilidade e contribuirá inclusive no acesso a recursos para novos projetos que propiciem a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes camocinenses além de mostrar ao mundo que Camocim se empenha no cuidado de seus jovens.”

Para saber a relação dos municípios que receberam o Selo UNICEF Município Aprovado e outras informações acesse: http://www.selounicef.org.br/

selo-unicef-2

Leitor de Página (BETA)
Pressione Enter para ler o conteúdo da página em voz alta Pressione Enter para pausar ou reiniciar a leitura do conteúdo da página em voz alta Pressione Enter para parar de ler o conteúdo da página em voz alta