Informes da Prefeitura de Camocim sobre o Cadastro Único

Informes da Prefeitura de Camocim sobre o Cadastro Único

A Prefeitura de Camocim, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, vem prestar relevantes esclarecimentos à população camocinense acerca do Cadastro Único, que, na verdade, se constitui uma base de dados do Governo Federal objetivando conhecer mais a fundo o perfil social das famílias brasileiras que necessitam de um suporte maior por parte dos entes federados.

Para ser inserida no Cadastro Único e posteriormente ter acesso a programas federais, tais como Bolsa-Família, tarifa social de energia, isenção do pagamento de taxas de concurso público, dentre outros, a família deve ter renda de até três salários mínimos. Assim, cada  pessoa tem o NIS (Número de Identificação Social), que visa agilizar todo este processo.

Em Camocim, atualmente há 14.000 famílias inseridas no Cadastro Único, sendo que, dessas, 9.195 recebem o Bolsa-Família.

De acordo com Lorena Pereira, responsável por este serviço, no Município, a atualização dos dados cadastrais, que normalmente vem expressa no próprio extrato bancário do beneficiário, deve ser feita pelo responsável familiar cada vez que houver mudança de endereço ou de município, da escola dos filhos ou caso haja a saída de algum membro familiar.

O Cadastro Único, em Camocim,  funciona na SEMDESC, antigo CSU, funcionando de segunda a quinta-feira, de7:30 h às 5: 30 h e, às sextas-feiras, em horário corrido, que vai de 7:30 h às 13:30 h.

Leitor de Página (BETA)
Pressione Enter para ler o conteúdo da página em voz alta Pressione Enter para pausar ou reiniciar a leitura do conteúdo da página em voz alta Pressione Enter para parar de ler o conteúdo da página em voz alta