Camocim celebra a passagem da Tocha Olímpica da Rio 2016

Camocim celebra a passagem da Tocha Olímpica da Rio 2016

A Prefeitura de Camocim/CE, com o apoio das secretarias municipais, realizou uma grande festa para a passagem do revezamento com a Tocha Olímpica pelas ruas da cidade, entre o final da manhã e o início da tarde desta quinta-feira (09).

_DSC2232

Os jovens da Rede Municipal de Ensino, mobilizados pela Secretaria de Educação, formaram, em vários trechos do percurso, um verdadeiro “cordão humano”, sendo que, antes da chegada do comboio olímpico, animaram os presentes com apresentações de bandas de música, números de dança, exibição de cartazes, faixas e outras expressões artísticas, saudando o grupo responsável por trazer a Tocha Olímpica ao Município. Durante o trajeto, diversos pontos turísticos da sede municipal tais como a Igreja de São Francisco, a Igreja Matriz de Bom Jesus dos Navegantes, Estação Ferroviária, a belíssima orla marítima, serviram como moldura para os camocinenses que conduziram, de forma entusiasmada, sem incidentes, um dos maiores símbolos dos Jogos Olímpicos.

_DSC2247

Pode-se dizer que a passagem do Fogo Olímpico em Camocim foi acima de tudo um evento familiar, com inúmeros grupos, de netinhos a vovós, aguardando a passagem da caravana nas calçadas de suas casas ou nas praças.

_DSC2302

Esbanjando alegria, os participantes do grupo de convivência de idosos, assistidos pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania – SEMDESC, marcaram presença na Praça Severiano Morel, em frente ao Paço Municipal. Já os servidores da Secretaria do Turismo acolheram a passagem do revezamento nas proximidades do Terminal Rodoviário José Maria Veras, enquanto as quadrilhas juninas camocinenses, apoiadas pela Secretaria de Cultura do Município, mostraram o colorido esfuziante de suas roupas e a alegria contagiante de suas danças e cantos nas proximidades da Praça do Odus.

_DSC2340

Mas o ápice do evento realmente ainda estava por vir, com a chegada da Tocha ao Mirante, sob um céu generoso, cheio de nuvens, que protegia as milhares de pessoas ali presentes, no início da tarde, e, ao som da Banda Lira, formada por alunos do Núcleo de Arte, Cultura e Educação (NAEC), o momento ficou revestido de ares mágicos, como se de repente, a cidade de Olímpia, na Grécia, tivesse se transferido para Camocim.

_DSC2430

Acolhendo a todos, a Prefeita Monica Aguiar fez um discurso de agradecimento aos integrantes do Comitê Olímpico, aos representantes do Governo Federal, aos Condutores da Tocha Olímpica e aos estudantes, artistas, servidores do município, jovens, senhores e senhoras que formavam a multidão presente. A Gestora Municipal enfatizou a honra do município “dentre os cinco mil, quinhentos e setenta municípios de todo o nosso imenso Brasil, ser uma das trezentas e vinte e nove cidades escolhidas para a passagem desse símbolo magnífico de paz e comunhão entre povos diferentes que estão vindo de todas as partes do mundo com um mesmo ideal”.

Coroando o evento, a Prefeita Monica Aguiar procedeu a inauguração de um monumento construído especialmente em homenagem à passagem da Tocha Olímpica, pelo Município, acompanhada do Deputado Estadual Sergio Aguiar e do autor da obra, o artista plástico Romilson Lopes, também Presidente da Academia Camocinense de Letras e um dos condutores do Fogo Olímpico. A festa continuou com a animação musical a cargo do DJ Pedro Cell.

Conheça alguns dos condutores da Tocha Olímpica em Camocim:

  • José Carlos Silva Brito Junior (21 anos) – representante da Secretaria de Esportes –  Lutador profissional de Jiu Jitsu.
  • José Ferreira Campos (80 anos) – representante da SEPARHMA – Secretaria de Pesca, Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente – Agricultor e Apicultor.
  • Maria Jacira de Sousa Vasconcelos (68 anos) –  representante da SEMDESC – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania – Participante o Grupo de Idosos
  • Ruan Barros Rodrigues (16 anos) – representante da Secretaria de Educação – Aluno da Rede de Ensino Municipal e portador de deficiência.
  • Celma de Araújo (39 anos) – representante da Secretaria de Cultura – Integrante do Grupo de Mulheres da Aeróbica da Prefeitura.
  • Maria de Fátima Ferreira Brito (44 anos) –  representante da Secretaria de Saúde, ex- paciente do Instituto Cearense do Câncer (ICC), hoje curada.
Leitor de Página (BETA)
Pressione Enter para ler o conteúdo da página em voz alta Pressione Enter para pausar ou reiniciar a leitura do conteúdo da página em voz alta Pressione Enter para parar de ler o conteúdo da página em voz alta