Testes rápidos de HIV serão oferecidos nesta quinta (17), no CSU

Testes rápidos de HIV serão oferecidos nesta quinta (17), no CSU

A Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social e Cidadania (SEMDESC), através da Coordenadoria LGBT, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizará uma manhã de testes rápidos para detecção de HIV. Os exames acontecerão nesta quinta-feira (17/3), na sede da SEMDESC, antigo CSU, das 8h às 12h.

Cinco profissionais de saúde estarão apostos para atender os pacientes presentes. No total, a SMS disponibilizará 300 testes rápidos. Para a Coordenadora LGBT, Beatriz Chaves, essa é apenas uma das ações que dão continuidade às políticas públicas implementadas pela Gestão Municipal. “Ganhamos uma atenção especial desta Administração, mas vale ressaltar que os testes podem ser feitos por qualquer um que desejar, mesmo sendo voltado para o público LGBT”, informou Beatriz.

Testes rápidos são aqueles cuja execução, leitura e interpretação dos resultados são feitas em, no máximo, 30 minutos. Além disso, eles são de fácil execução e não necessitam de estrutura laboratorial.

Saiba mais

HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana. Causador da Aids, ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+. E é alterando o DNA dessa célula que o HIV faz cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção.

Ter o HIV não é a mesma coisa que ter a Aids. Há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Mas, podem transmitir o vírus a outros pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações.

Leitor de Página (BETA)
Pressione Enter para ler o conteúdo da página em voz alta Pressione Enter para pausar ou reiniciar a leitura do conteúdo da página em voz alta Pressione Enter para parar de ler o conteúdo da página em voz alta