Prefeita Monica Aguiar participa da assinatura do contrato do Programa Rota das Emoções

Prefeita Monica Aguiar participa da assinatura do contrato do Programa Rota das Emoções

A Prefeita Monica Aguiar participou nesta terça-feira (26), em São Luís, da Solenidade de Assinatura do Convênio de Cooperação entre os estados do Ceará, Piauí, Maranhão e os municípios inclusos na Rota das Emoções, entre eles Camocim.

O Evento teve como objetivo discutir a criação de uma agência que atuará no aprimoramento e na melhoria dos equipamentos e infraestrutura turística em 14 municípios que contam, entre atrações, com o eixo Jericoacoara (CE), Delta do Parnaíba (PI) e Lençóis Maranhenses.

Estiveram presentes na reunião, o governador do Ceará, Camilo Santana, o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Zezinho Albuquerque, e o líder do governo na Câmara Municipal de Camocim, vereador Emanoel Vieira.

A Prefeita de Camocim falou da importância da sua participação no evento para o município. “Estamos unindo todos os esforços para trazer mais melhorias na infraestrutura turística do nosso município, podendo proporcionar mais lazer e conforto para nossa população e também os turistas que apreciam nossa cidade,” destacou Monica Aguiar.

O Governador Camilo Santana ressaltou que essa pactuação entre os estados é muito importante para que se possa preservar e divulgar a região para o mundo. “Além disso, a Rota das Emoções vai ajudar a melhorar a infraestrutura, estimular o turismo e qualificar a mão de obra entre os municípios envolvidos”, disse o governador, que citou ainda a construção do Aeroporto de Jericoacoara, em Cruz, que será inaugurado este ano.

A missão do município de Camocim, eleita no planejamento estratégico, é “proporcionar bem estar socioeconômico através do desenvolvimento sustentável, apoiado principalmente no turismo”. O Parque Urbano de Camocim é uma das ações que permitirão que tal missão seja atingida com êxito. O Projeto Estruturante Parque Urbano de Camocim abrange o pátio de manobras da antiga RFFSA, a Estação Ferroviária do município, a Casa do Engenheiro Privat e três residências, todas pertencentes ao mesmo conjunto arquitetônico. O empreendimento promete recuperar as áreas deterioradas à beira-mar, tornar-se relevante atração turística, exaltar o patrimônio cultural da cidade, ajudar a preservar o meio ambiente e gerar nichos de esporte, lazer e entretenimento.

A Rota

A Rota das Emoções envolve 14 municípios do Maranhão, Piauí e Ceará. No Ceará, o roteiro integra os municípios de Barroquinha, Camocim, Chaval, Cruz e Jijoca de Jericoacoara. No Maranhão, as cidades de Barreirinhas, Paulino Neves, Araioses, Tutóia e Santo Amaro. E no Piauí, Ilha Grande, Parnaíba, Luís Correia e Cajueiro da Praia. “Teremos investimentos importantes em infraestrutura no Piauí, Ceará e Maranhão, como estradas e aeroportos, e em áreas como segurança, saúde e qualificação de mão de obra. Vamos divulgar mais a região para atrair novos turistas”, ressaltou o governador do Piauí, Wellington Dias.

Estrutura

Além da retomada das negociações, o Governo do Ceará também investiu em infraestrutura em prol da Rota das Emoções. Em Barroquinha, a CE-187 foi pavimentada no trecho que vai à Praia de Bitupitá, que também receberá urbanização. Em Camocim e em Chaval, estão em elaboração os projetos do Parque Urbano de Camocim e do Porto dos Mosquitos, respectivamente.

Em Cruz, o acesso entre a CE-085 e a Praia do Preá está sendo pavimentado. Além disso, a Praça de Eventos do Preá deverá ser urbanizada. Para Jijoca, há o projeto da cerca do Parque Nacional de Jericoacoara.

No Maranhão, a construção da estrada que ligará Paulino Neves a Barreirinhas, iniciada em outubro, já atingiu 30% de execução e deve ser entregue em março. A estrada permitirá que os turistas percorram um trajeto menor entre Jericoacoara (CE) e as cidades dos Lençóis Maranhenses.

Leitor de Página (BETA)
Pressione Enter para ler o conteúdo da página em voz alta Pressione Enter para pausar ou reiniciar a leitura do conteúdo da página em voz alta Pressione Enter para parar de ler o conteúdo da página em voz alta