Filhotes de Tartarugas nascem em Camocim

No último dia 09 de Junho, uma equipe da Prefeitura Municipal de Camocim juntamente com integrantes do Projeto Faunamar foram até o outro lado da Ilha do Amor para registrar o nascimento de 140 filhotes de Tartaruga de pente ou Tartaruga verdadeira da espécie Eretmochelys imbricata.

Na ocasião foi feito a escavação do ninho e a retirada dos filhotes, onde ainda encontraram mais 2 ninhos, um próximo do outro. Em outra localidade, um terceiro ninho foi localizado na região do Olho D’água.

As tartarugas verdadeiras têm período de reprodução de até duas vezes ao ano, sendo uma de Setembro a Março e outra de Dezembro a Junho. Após a postura dos ovos, a Mãe volta para o Mar e entre 45 a 60 dias depois, dependendo da temperatura da areia e da praia, cerca de 120 ovos rompem-se e nascem os filhotes. Um ajuda o outro, com os movimentos sincronizados, retirando a areia, num comportamento denominado como “facilitação social”, até alcançarem a superfície do ninho. Saem assim do ninho todos ao mesmo tempo, diminuindo o risco de predação individual.

O nascimento ocorre geralmente à noite, comportamento orientado pelo gradiente de temperatura da areia, relacionado com a proteção contra predadores, já que em sua maioria, os filhotes tem coloração escura, e durante o dia, se tornam facilmente avistados na areia branca da praia.

Os filhotes são pequenos e frágeis, medindo apenas cerca de cinco centímetros. Muitos acabam morrendo por conta dos caranguejos, aves marinhas, polvo e principalmente peixes, já outros morrem de fome ou doenças naturais.

O trabalho da FAUNAMAR em Camocim, conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Camocim, através da Secretaria Municipal de Pesca e Agricultura Recursos Hídricos e Meio Ambiente (SEPARHMA).

Leitor de Página (BETA)
Pressione Enter para ler o conteúdo da página em voz alta Pressione Enter para pausar ou reiniciar a leitura do conteúdo da página em voz alta Pressione Enter para parar de ler o conteúdo da página em voz alta