Nova UBASF Augusto Dentista será inaugurada hoje

Nova UBASF Augusto Dentista será inaugurada hoje

Está marcada para às 15h de hoje (13/4), a inauguração da Unidade Básica de Saúde da Família Augusto Pereira dos Santos, localizada na Rua Santos Dumont, próxima a antiga Ufana. A nova unidade contará com: 1 sala de recepção, 1 sala de administração, 1 sala de reuniões para ACS,  1 consultório odontológico (com capacidade de atendimento simultâneo para três pacientes), 3 consultórios médicos (todos com sanitário, um deles com sanitário para pessoa com deficiência), 1 sala de imunização, 1 sala de esterilização, 1 farmácia, 1 sala de inalação coletiva (para até 4 pacientes), 1 sala de curativos, 1 sala de procedimentos/coleta, 3 banheiros (com dois sanitários para pessoas com deficiência), 1 almoxarifado, 1 copa e 3 depósitos.

O novo equipamento de saúde receberá o nome do saudoso Augusto Dentista. A comunidade e familiares do homenageado foram convidadas para a solenidade de inauguração. “A saúde de Camocim está passando por uma verdadeira transformação. Os desafios são muitos, mas estamos trabalhando diariamente para prestar sempre um melhor serviço a cada dia à população de Camocim”, disse a Prefeita Monica Aguiar, que logo mais fará descerramento da placa de inauguração da nova unidade de saúde.

Saiba Mais

Augusto Pereira dos Santos

Conhecido como “Augusto Dentista”, exercia o ofício de protético, no interior de Camocim, desde o início dos anos 1960. A simplicidade e a humildade marcaram sua trajetória de vida. Filho de agricultores no vizinho estado do Piauí, desde cedo teve que conviver com as agruras do meio.  Naturalizou-se camocinense em 1967. Exerceu ainda as profissões de salineiro e portuário, contudo, a profissão que lhe projetou na comunidade camocinense foi a de protético.

Prosperou na profissão e solidificou seu nome, num tempo em que odontólogos eram raros por aqui da qual ganhou a alcunha de “Augusto Dentista”. Casado com Maria Pereira dos Santos construiu uma grande família composta por oito filhos: Carlos Augusto, Maria Vanda, Luís Carlos, Augusto Carlos, Antônio Carlos, Maria Ivânia, José Carlos e Maria Irene Pereira dos Santos. Apostou todo seu esforço de trabalho na formação dos filhos. Estes tornaram-se professores e servidores públicos.

Em 1992 entrou na política como vereador, exercendo a partir daí, três mandatos consecutivos até o ano de 2004. Na Câmara Municipal de Camocim foi Vice-Presidente de 1995-1996. Seu Augusto, homem de poucas letras, tinha uma visão de futuro admirável. Em 11 de maio de 2006, um infarto o levou mais cedo desta vida, deixando saudades de sua esposa, oito filhos e dez netos.

Leitor de Página (BETA)
Pressione Enter para ler o conteúdo da página em voz alta Pressione Enter para pausar ou reiniciar a leitura do conteúdo da página em voz alta Pressione Enter para parar de ler o conteúdo da página em voz alta