Prefeitura de Camocim realiza II Fórum de Prevenção ao Suicídio

6909fb17-c187-4219-a44d-0a1d4a3f0809
Prefeitura de Camocim realiza II Fórum de Prevenção ao Suicídio

Sinalizando o Setembro Amarelo, a Prefeitura de Camocim, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, realizou o II Fórum de Prevenção ao Suicídio, nesta segunda-feira, 10, contando com a palestra “A importância da atenção, da presença e do cuidado”, relatando dados estatísticos, sinais comportamentais e possibilidades de abordagem do problema. O encontro contou com a participação de representantes de todos os equipamentos de saúde do município: UPA, Atenção Básica, CAPS AD e CAPS II, Hospital Deputado Murilo Aguiar, bem como das Secretarias Municipais da Educação e do Desenvolvimento Social e Cidadania.

Apesar da situação complexa, Fernando Fernandes, secretário da SMS, reforçou em sua fala na abertura do evento que, com atenção e sensibilidade, é possível perceber e buscar agir antes do pior acontecer. “Antes de haver a tentativa de suicídio, a pessoa primeiro tem uma ideia, um pensamento de tirar uma dor, dar fim naquilo que está sentindo. É nesse momento que precisamos prestar atenção redobrada, quando as pessoas sinalizam esse pensamento de fazer algo contra si”, alertou Fernandes.

A palestrante do encontro, Psicóloga Mariana Lima, chamou a atenção de todos, alertando os convidados, para os sinais de quando algo não está bem, tais como: isolamento, falta de vontade de realizar atividades que antes eram animadoras, afastamento de amigos, palavras fatalistas e outras atitudes.

Também nesse sentido, o diretor da UPA 24H de Camocim, Emmanuel Peixoto reforçou que “se a conversa começa com uma bronca, a pessoa não vai sentir a vontade de se abrir. É preciso escutar sem julgamento ou condenação e não ter preconceito ou tratar como tabu a ajuda profissional”, concluiu.

barra-dos-remedios
Barra dos Remédios

Amor

Ilha da Testa Branca (Ilha do Amor)

A Ilha da Testa Branca, também conhecida como Ilha do Amor, localiza-se em frente à cidade. Contém manguezais, dunas e praias, os belíssimos espelhos d’água no período das chuvas, sendo muito visitada por banhistas e por apreciadores da culinária regional. O acesso é através de balsas que cruzam o rio Coreaú. Da ilha tem-se uma bucólica visão da cidade, com casas à beira mar, os barcos ancorados próximo à borda da calçada que margeia o rio, as falésias avermelhadas e os coqueirais emoldurados pelo lindo céu azul.