Prefeitura intensifica ações de combate a endemias durante o período chuvoso

SAUDE 2
Prefeitura intensifica ações de combate a endemias durante o período chuvoso

Iniciado o período chuvoso no município, a Prefeitura de Camocim, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, através da Coordenadoria de Endemias, intensificou os serviços de monitoramento no controle de doenças causadas nesta fase do ano, tanto na sede quanto na zona rural da cidade, tendo em vista que algumas endemias se proliferam com mais rapidez nesta época do ano, podendo ocasionar riscos à saúde pública. O trabalho é diário, e acontece principalmente nas casas das famílias, edificações diversas, além de terrenos baldios.

Campanhas educativas

Além das vistorias conjuntas e da manutenção que está  sendo realizada pelas equipes que estão em campo, várias atividades ainda estão sendo promovidas em todo o município, tais como, a distribuição de material informativo com a afixação de cartazes e entrega de folhetos educativos, nas casas e demais lugares públicos e privados.

Todas as ações fazem parte de um cronograma de projetos da Gestão Municipal que possuem como objetivo evitar problemas que podem atingir a saúde da população. Dentre as o orientações repassadas aos cidadãos, está o cuidado com o armazenamento de água em recipientes descobertos, que podem se tornar criadouros do Aedes Aegypti, mosquito transmissor do vírus da Dengue, Chikungunya e Zika.

Francisco Setúbal, Coordenador de Endemias do Município, ressaltou o empenho dado pelas equipes e o apoio ofertado pela Administração Pública, além da população.  “A ação preventiva que estamos desenvolvendo, é a continuidade do monitoramento feito ao longo do ano passado, com campanhas educativas, onde trabalhamos seguindo as instruções repassadas pela  prefeitura, assim como as normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde. E, com a intensificação desse serviço, a nossa proposta é fazer com que as pessoas possam ter acesso a informação, usando-as dentro e fora de suas casas, ocasionando assim, uma diminuição de casos de contaminação por doenças contraídas nesta épocas de chuvas”, destacou o coordenador, enfatizando o empenho da Prefeita Monica Aguiar no apoio ao trabalho dos Agentes de Endemias.

Píer
Píer (flutuante)

Lago

É um balneário de águas doces abastecido pelas chuvas. Essa opção de lazer é muito apreciada pelos moradores da cidade que utilizam tanto a estrutura de barracas que margeiam o lago como as áreas naturais, embaixo dos inúmeros cajueiros onde podem realizar piqueniques e churrascos. Um lazer muito agradável quando o contato com a natureza, com as águas limpas e o clima de verão são suas maiores características. Atração de fácil acesso e bem sinalizada.