Prefeitura de Camocim promove Semana do Aleitamento Materno

A Prefeitura de Camocim, através da Secretaria Municipal da Saúde por meio do Núcleo de Atenção à Saúde da Família (NASF), preparou uma programação especial durante a Semana Mundial do Aleitamento Materno, destinado às gestantes e lactantes do município.

A idéia é repassar a importância da amamentação exclusiva até os seis meses de vida do bebê, e complementado até os 2 anos de idade além das ações de incentivo ao aleitamento materno e orientações sobre os benefícios promovidos pela amamentação.

 

Semana do Aleitamento Materno

A Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM) faz parte de uma história focada na sobrevivência, proteção e desenvolvimento das crianças.

O leite materno é considerado o melhor alimento para os bebês, favorecendo uma série de benefícios essenciais para a vida do recém- nascido, assim como para o fortalecimento da imunidade diante dos riscos de alergias, prevenindo também a anemia.

 

Saúde Pública

Durante toda a semana, profissionais do NASF realizaram palestras e oficinas educativas, dentro das Unidades Básicas de Saúde da sede e zona rural, abordando a temática e fortalecendo o vínculo mãe e bebê, além de promover a importância do aleitamento materno exclusivo nesta fase.

“O aleitamento materno deve ser a principal forma de alimentação até o sexto mês de vida da criança e continuado até os dois anos de idade ou mais. Se a maioria dos bebês fosse amamentada, exclusivamente ao seio, até os seis meses de idade, isso salvaria milhões de crianças.”, destacou Ícaro Borges, Coordenador da Atenção Primária à Saúde.

O encerramento local da Semana Mundial do Aleitamento Materno acontecerá nesta segunda – feira, 07, com a realização da oficina “Um toque de Afeto”, na Praça da Matriz, às 16h, que abordará a técnica de massagem indiana “Shantala”, para crianças, com as gestantes e lactantes do município, a técnica será repassada pela equipe do NASF.

 

 

 

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Camocim