Prefeitura homenageia os 125 anos de Pinto Martins

A Prefeitura de Camocim, através da Secretaria da Educação (SME) e da Secretaria da Cultura (SECULT), promoveram na última sexta feira, 28, na Praça da Estação, a Culminância da celebração dos 125 anos de nascimento de Pinto Martins com a conclusão do Projeto: “O Vôo Histórico de Pinto Martins”.

Nascido em Camocim, Ceará, no dia 15 de abril de 1892, filho de Antônio Pinto Martins e Maria de Araújo do Carmo Martins, o camocinense passou pouco tempo em sua terra natal. Durante a década de 20, Euclides Pinto Martins entrou no Curso de Aviação, conseguindo autorização para ser piloto.
Paulo José, Professor da Rede Pública de Ensino, mencionou as memórias históricas da cidade: “Pinto Martins foi o grande nome do momento, sem falar da participação incrível dos professores da rede municipal, além dos alunos e da Prefeitura de Camocim. Reviver a história é sempre colocar na cabeça de nossas crianças e jovens, algo a mais de conhecimento”, destacou o professor. A Galeria Itinerante, que visitou algumas escolas municipais, chamou atenção aos jovens para o não esquecimento da história local, identificando toda a trajetória do aviador camocinense, com imagens que contaram sua vida em forma de painel cronológico, fazendo uma abordagem completa para os estudantes, sobre o famoso aviador.


Durante o evento, a Secretária da Cultura (SECULT), Amanda Coelho, agradeceu aos estudantes: “Quero parabenizar todos os alunos pelo esforço e criatividade, com apresentações maravilhosas. As maquetes estavam lindas e os desenhos, criativos, o que realmente abrilhantou todo o evento”. Elizabeth Magalhães, Secretária da Educação (SME), acrescentou: “Estamos muitos felizes pela realização desse evento. Mostrando a esses jovens que podem sim, se inspirarem em Pinto Martins e se tornarem alguém de sucesso na vida, podendo alcançar vôos mais altos”. A Secretária ainda enfatizou que a cada ano a SME vem valorizando essas atividades extracurriculares. Incentivando a música, a dança, o desenho e a pintura. A Professora Liduína Maciel, destacou a parceria entre Educação e Cultura que só enriquecem os eventos culturais e artísticos para os alunos, e acrescentou: “A Prefeita Monica Aguiar, sempre com empenho na educação, demonstra compromisso e preocupação com o processo de ensino e aprendizagem dos alunos”.


A Culminância do Projeto Pinto Martins, teve durante a solenidade, a presença da Prefeita Monica Aguiar, que prestigiou os alunos das escolas da rede municipal que participaram de diversas atividades, dentre as quais: elaboração e apresentação de músicas e paródias sobre o personagem histórico, maquetes do hidroavião, desenhos no estilo caricatura retratando o herói local e redações. As equipes ganhadoras, além dos troféus receberam cortesias para um jantar.

 

ASCOM