Festa do Dia do Trabalho em Camocim movimenta a cidade

A Prefeitura de Camocim, através das Secretarias da Administração Municipal, celebraram o dia 1° de Maio com muitas atividades culturais, proporcionando a todos um dia reservado ao lazer. A programação teve início já antes do feriado, no sábado e domingo (29 e 30), com o campeonato de futebol de areia e futsal, no Ginásio Deputado Murilo Aguiar, o “Palácio dos Esportes”. Também no domingo a comunidade do Buriti sediou um campeonato de futebol de campo, com sorteio de prêmios para os jogadores inscritos na competição, além da premiação aos vencedores.  O evento contou com a presença da Prefeita Monica Aguiar, Deputado Sérgio Aguiar, Vereador César Veras e do Secretário do Esporte e Juventude, Bené Firmo, além da população em geral.

Na sede do município, muito lazer, esporte e cultura

Na culminância da programação, 1° de maio, Dia do Trabalho, a programação, realizada na Avenida Beira Mar, teve como atrativos, tais como a chegada da mini- maratona, que saiu do Maceió e também o final da corrida ciclística, que partiu do Km 13. O Projeto Cultura vai à Praça convidou todos os presentes na pracinha do Amor para uma aula de Zumba. A Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania animou a criançada com a distribuição de pipoca, algodão doce e a liberação de um parque com brinquedos infláveis para a criançada. Na tenda da Secretaria da Saúde, centenas de pessoas foram atendidas por uma equipe que contou com o atendimento do dentista Dr. Yuri, enfermeiros e técnicos de enfermagem, que realizaram medição da Pressão Arterial, testes de Glicemia Capilar, exame de prevenção do câncer de boca, distribuição de kit’s de saúde bucal, materiais educativos e também preservativos. A Secretaria de Pesca, Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente (SEPARHMA) junto com a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento (SETUR) promoveram três passeios ecoturísticos pela fiz do Rio Coreaú, no barco Curumim, com palestra sobre o meio ambiente, atrativos turísticos e naturais do município, levando conscientização para os participantes. “Realizamos passeios ecológicos e turísticos, onde os cerca de 150 participantes, conheceram um pouco mais o bioma mangue e os recursos naturais disponíveis, do barco foi possível visualizar belezas como a praia dos Coqueiros, área de pantanal, manguezais, espécies raros como a garça azul e berçários de caranguejos e camarões, sem no entanto deixar de alertar para a importância da preservação desse verdadeiro tesouro ecológico.” afrimou Jonnes Costa, secretário da SEPARHMA.
Francisca Gomes dos Santos, que acompanhava um com grupo de agricultores, da comunidade Aborrecido, falou da importância do passeio “É muito gratificante poder conhecer as nossas belezas naturais, gostei muito de estar aqui, eu e meus colegas de trabalho. Apesar de conhecer essa região é sempre bom ter um pouco mais de conhecimento sobre o local. Eu agradeço a Prefeita Monica pela iniciativa de nos oferecer esse conhecimento”.
O Secretário do Esporte e Juventude declarou sua empolgação com o resultado dos eventos esportivos: “Foi um sucesso estar junto com a Prefeitura de Camocim, trabalhando em prol da comunidade. Conseguimos uma superação em quase todas as competições, com um números de inscritos, superando as edições anteriores. E com certeza esta festa é do trabalhador camocinense, para que nossos amigos se sintam olhados pelo esporte e pela Prefeita Monica Aguiar”, destacou Bené Firmo. Cláudio Araújo, 1° lugar na corrida ciclística, destacou o apoio: “Agradeço a Prefeita Monica, por promover este belíssimo evento que a cada ano vem crescendo na cidade. E ano que vem estaremos juntos pra mais um momento como este”, finalizou.

A gestora, em seu pronunciamento, destacou as conquistas já oferecidas aos trabalhadores de Camocim, fazendo referência ao pagamento do Piso Nacional da Educação, reajustado e com retroativo desde o início do ano, injetando mais de seis milhões de reais na economia local. Monica reafirmou seu compromisso junto a classe trabalhadora, enfatizando sua importância para a cidade e que cada vez irá trabalhar mais para o bem de todos. Ao final, a prefeita ainda agradeceu a toda sua equipe de administração: “Essa festa foi preparada com muito carinho por todos os secretários, que trabalharam arduamente e de forma especial, para o cidadão de Camocim, para que a administração chegasse mais perto do nosso povo camocinense”, destacou. Logo após, a gestora, junto com secretários municipais e vereadores, realizou a entrega da premiação aos ganhadores das competições.

Vencedores das competições:

  • Corrida Ciclística:

1° Cláudio Araújo

2°Francisco Oliveira

3°Erinaldo Barbosa

4° Everton Jhone

5º Rogério Paiva

 

  • Mini-maratona:

1° Antônio Jair

2°José Valdir

3°Antônio Manoel

4° Leôncio da Silva

5° Francisco Alves

A Secretaria do Esporte e Juventude realizou a Olimpíada do Trabalhador, resgatando disputas tradicionais da cultura popular, e os vencedores foram:

  • Campeão Geral da Olimpíada do Trabalhador de Camocim:

Equipe Comerciantes / Comerciários

  • Pau de Sebo:

Francisco Kimair Pereira Costa

  • Guloso:

1º Marcelo da Silva Pereira

2º Eliton Alves de Sousa

  • Engole Cordão:

Moura (Integrante do TG 10-001)

  • Cabo de Guerra:

Equipe do TG 10-001

  • Corrida do Ovo

Dos Santos (Atirador do TG 10-001)

  • Corrida do Saco:

Edson (Time dos Comerciários)

Em seguida, a festa ficou por conta do show de humor com Luana do Crato, que fez a alegria dos que estavam presentes. “Estou muito contente, agradeço o convite e a participação de todos que aqui vieram nos prestigiar neste dia do trabalhador. A Prefeita Monica está de parabéns por todo esse evento. Os camocinenses estão de parabéns por ter uma gestão que trabalha junto com povo”, mencionou o humorista. Durante o show, foi realizado o sorteio de uma moto zero km, entre os trabalhadores da Prefeitura. A ganhadora foi a Professora Cristiane Abreu, lotada na Escola General Campos.

Estiveram presentes os secretários: Bené Firmo, Secretaria do Esporte e Juventude; Edilene Mota, Coordenadoria do Esporte e Juventude; Rosana Lima, Secretária do Turismo e Desenvolvimento Econômico; Amanda Coelho, Secretária da Cultura, Elizabeth Magalhães, Secretária da Educação, Francisca Joseane, Secretária do Desenvolvimento Social e Cidadania; Fernando Fernandes, Secretário da Saúde; Ana Paula Lopes, Secretária da Gestão Administrativa; Jonnes Costa, Secretário da Pesca, Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente; Mastrolhano Araújo, Secretário-adjunto do Gabinete e os Vereadores, Nilson Martins e Lúcia Melo.
O evento teve os apoio da Polícia Militar, Guarda Municipal, Superintendência de Trânsito, Capitania dos Portos e Tiro de Guerra 10-001.
ASCOM